Gilmar Santos e Aero Cruz trocam farpas em sessão na Câmara de Vereadores de Petrolina

0

Os vereadores Gilmar Santos e Aero Cruz trocaram acusações em sessão ordinária realizada na Câmara de Vereadores de Petrolina nesta terça-feira. Tudo começou quando o presidente da Casa legislativa, Aero Cruz, foi responder ao vereador Gilmar sobre um requerimento, onde ele solicita informações do concurso público que a Câmara realizou e os aprovados não foram chamados. 

Aero explicou como está sendo o processo de convocação dos servidores e em seguida pediu para que os parlamentares aprovassem o requerimento. “Semana passada foi pauta em uma rádio aqui, aonde o vereador solicita maiores informações, através do requerimento 580 sobre o concurso dessa casa, e como todos sabem, a forma que administro essa casa, com a melhor transparência possível, procuro fazer da melhor forma, não faço politicagem na minha administração, por quem seja, A, B ou C, eu estou cumprindo a lei, o regimento interno e a lei orgânica”, afirmou. 

“Estou aqui sendo fiscalizado, a nossa administração, pelo Ministério Público e o Tribunal de Contas, e fico muito feliz, que nenhuma recomendação não foi respondida a tempo, não pedi prorrogação de nenhuma. Por isso quero pedir aos colegas vereadores que possa aprovar esse requerimento que me dá oportunidade de mostrar como estamos administrando com transparência”, defendeu Cruz.

“Quando assumi a presidência, nós já convocamos 16 concursados, e desses, alguns mandaram um ofício de desistência porque passaram em outro concurso, porque não é mais viável assumir o concurso, e aí nos dá a oportunidade de convocar o próximo, mas eu não posso convocar o próximo porque A, B, C quer, eu só posso convocar o próximo, se aquele concursado convocado pela Câmara não aceitar”, disse o presidente da Casa Plínio Amorim. 

O vereador Gilmar Santos participou da sessão cobrando mais transparência. “É muito interessante o comportamento do presidente da Casa, que fala e sai, e reclama, a gente cobra transparência sobre o uso do dinheiro da população nessa Câmara, e fica irritado, e nos acusa de fazer politicagem, quando ele, a cada 20 do mês, deveria entregar a cada um dos vereadores quanto entra, quanto sai, o que é que tem de receita, o que é que tem de despesa nessa casa, e durante esses dois anos nunca fez isso, 26 milhões, 26 milhões, não é dinheiro desse presidente e nem desses vereadores, é dinheiro do povo”, afirmou.

“Essa casa, a casa do povo, deve ser qualificada, com móveis, com tecnologia, com servidores para servir bem ao povo. Ele não tá aqui, eu gostaria de dizer olhando pra cara dele que quem faz politicagem é ele, que não cumpre o que tá no regimento, e que é obrigado o Ministério Público ter que notificar e exigir, e dizer, presidente, eu tô muito tranquilo, o povo sabe me julgar”, assegurou.

“Esse concurso que a Câmera fez em 2019, só fez porque o Ministério Público foi pra cima, porque aqui era um ambiente de contratações, de irregularidades, e o que a gente defende, é que o poder público realize concurso pra valorizar os servidores, pra pagar bem e servir bem a nossa população.  Nós não temos nenhum medo do rompante do senhor, das acusações, da baixaria que o senhor faz, a gente tem contato direto com a luta do povo da periferia”.

Em seguida, Gilmar falou sobre as denúncias no programa habitacional em Petrolina. “Estão aqui essas companheiras lutando por moradia. Essa gestão que o senhor apoia que está envolvida em fraude, vendendo casa, usando o povo em período eleitoral e levando a justiça, a polícia federal para fazer investigação sobre uma quadrilha que está instalada nessa gestão sacrificando a vida de trabalhadores e trabalhadoras que estão aí há tanto tempo em busca desse direito básico, moradia, moradia de qualidade. No nosso governo, o governo do presidente Lula, da presidenta Dilma, que garantiu o programa Minha Casa minha Vida, mas ele é mau administrado e é usado de forma corrupta por essa gestão municipal que o senhor apoia”, disparou.

“Quero parabenizar, o espaço para os vereadores, ficou bacana, já deveria ter sido entregue há muito tempo, mas para além do espaço dos vereadores, tem que ter mais espaço aqui pro povo ocupar, quando a gente tiver com o povo aqui pra alguma atividade, algum debate, a gente possa ter uma sala pra receber bem a população, e essa casa não tem uma sala pra receber a população, e eu quero saber se a gente vai ter burocracia pra receber o povo aqui, porque na hora que o povo chega pra reivindicar muitas vezes é mau tratado. Esse é o debate que a gente quer fazer, de forma muito tranquila. E vamos corajosamente defender o nosso povo contra os desmandos, contra as injustiças que o senhor, essa gestão, ou qualquer um que recebeu o voto do povo faça contra a nossa população”, destacou Santos. 

Ao final do pronunciamento e da sessão, o vereador Aero Cruz voltou a falar, “Fico feliz de ter recebido essa casa aqui com 50% do percentual no portal da transparência, estamos com 73 e vamos aumentar ainda mais. Por isso faço questão, peço até desculpa aos assessores que pedem pra que eu não possa entrar nesse debate porque concordo com vocês que é chutar cachorro morto, mas eu não posso estar fazendo o certo, ser colocado na imprensa pra que possa aparecer. Isso que está sendo colocado aqui hoje é para amanhã estar na imprensa, é a única forma do vereador sair na imprensa, porque não faz nada, além de brigar, de discutir com a polícia militar, com deputado, com outras pessoas, inclusive aqui, procure aí se esse vereador já não discutiu com 70% dos vereadores aqui dessa casa. Vá trabalhar vereador, vá mostrar serviço porque agora não é eleição de deputado e e nem de governador não, agora é a nossa, e o povo vai saber reconhecer quem trabalha, declaro encerrada a sessão, finalizou Aero.