Gestão Suzana Ramos garante cardápio variado nas escolas e conquista aprovação dos estudantes da rede municipal 

0

Com equipe qualificada que cria, fiscaliza e aperfeiçoa o cardápio escolar, garantindo a segurança nutricional e educação alimentar dos estudantes da rede municipal de ensino, a gestão Suzana Ramos, por meio da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), segue conquistando aprovação na gestão de qualidade para o preparo das refeições distribuídas nas unidades escolares. O cardápio da rede municipal de ensino de Juazeiro é variado e calculado de acordo com o segmento ou faixa etária.

A nutricionista do Núcleo de Alimentação Escolar da Seduc, Nathália Nogueira, cria o cardápio nas Escolas Municipais de Tempo Integral Professora Iracema Paixão e de Educação Infantil (Emei) Nailde Costa e explica que a merenda escolar cumpre com as determinações dos órgãos reguladores. “A alimentação escolar da rede municipal de ensino de Juazeiro é supervisionada e assistida pela equipe de nutrição, que planeja de forma prévia o cardápio do município. Este cardápio é elaborado, de acordo com as orientações estabelecidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), buscando garantir segurança alimentar, regionalidade e alimentação saudável para os alunos”, explicou Nathália.

O Núcleo de Alimentação Escolar da Seduc realiza frequentemente visitas às escolas e creches da rede municipal, na sede e no interior, garantindo um planejamento adequado, com um cardápio que atenda às necessidades dos alunos. A equipe também confere a conservação dos alimentos, verificação das condições sanitárias de armazenamento, o preparo e a qualidade das refeições fornecidas aos estudantes.

A gestora da Emei Nailde Costa, Lídia de Paula Lima, diz que recebe, constantemente, tanto de estudantes, quanto de pais ou responsáveis, demonstrações de satisfação com o que é ofertado no cardápio escolar da unidade. “A merenda tem uma aceitação excelente, tanto por nossas crianças, quanto pelos responsáveis, que acompanham a rotina alimentar dos nossos alunos. Graças à gestão municipal, em nossa escola, as crianças se alimentam super bem, mesmo havendo algumas preferências de alimentos ou até mesmo, casos de seletividade. A comunidade também, graças a Deus, elogia bastante o que a gente oferta”, concluiu Lídia.

Nas escolas, os gestores também observam as necessidades individuais de cada aluno, para garantir a saciedade. Entre os alimentos que compõem a merenda escolar estão vegetais folhosos, frutas, cereais e proteínas, como ovos, carne, frango, entre outros.