Fórum Powershoring: Transição Energética e Neoindustrialização de Pernambuco acontece nesta terça

0

O movimento da neoindustriailização conhecido como powershoring para que indústrias se instalem onde há energias limpas como eólica, solar e biomassa tem grande potencial no Nordeste, especialmente, em Pernambuco. Para discutir possibilidades de implementar ações e ferramentas neste sentido, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco está organizando o Fórum Powershoring: Transição Energética e Neoindustrialização de Pernambuco em parceria com o Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe – CAF; a International Finance Corporation – IFC; e o Instituto Clima e Sociedade – iCS.
 

O evento acontece amanhã (23), no cinema do Porto Digital, Bairro do Recife, a partir das 8h30 e visa estimular o diálogo para a construção de planos de ação para a efetivação de investimentos verdes no estado.

“Pernambuco por sua disponibilidade de fontes energéticas renováveis abundantes e complementares e de infraestrutura industrial e portuária já existentes, pode liderar a atração de investimentos em Powershoring e toda a agenda de neoindustrialização do país”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Guilherme Cavalcanti.  
 

A proximidade com centros de produção e de consumo nacionais e internacionais é outra vantagem da região. O Fórum vai reunir especialistas no tema e representantes dos setores público e privado, de organizações da sociedade civil e investidores e poderá ser acompanhado on-line.

Serão abordados nos painéis temas como Powershoring e as oportunidades para o comércio local; Potencialidades do Estado; e Políticas Públicas e Financiamento. Entre os palestrantes, estão o vice-presidente para setor privado no Banco de Desenvolvimento da América Latina – CAF, Jorge Abarche; a diretora executiva do iCS – Instituto Clima e Sociedade, Maria Netto Schneider; e o executivo responsável por operações da IFC no Brasil, Diogo Bardal.

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, e os secretários estaduais de Desenvolvimento Econômico e da pasta do Meio Ambiente, Guilherme Cavalcanti e Ana Luiza Ferreira, respectivamente, também farão apresentações no evento.