Fórum discute propostas de desenvolvimento com pré-candidatos do Araripe

0
(foto: divulgação Sebrae)

O Projeto Líder do Sebrae, realizou o III Fórum Regional em Ouricuri, na sala Roderick Soares do Cine Teatro da Praça CEU nesta terça-feira (04), três eixos são debatidos, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Turismo e Agronegócios e Logística, a partir disso, foram selecionados tipos de negócios futurosos fabricados na região, como gesso, leite, queijo e mel. Segundo o consultor Ronaldo Lacerda, são produtos com viabilidade de bons negócios que precisam carregar um selo de qualidade, para alcançar novos horizontes e chegar a outros países.

“Se uma prefeitura quiser comprar um produto local de qualidade para colocar na merenda escolar, e ele tem que comprar até 30%,ele não tem como, a não ser que seja de maneira ilegal ou de uma empresa de fora, e ele não poderá porque o município não tem um SIM, que é o Selo de Inspeção Municipal. O poder público historicamente não se preocupou em vender fora, mas a partir de agora o nosso produto poderá chegar em outro país com o selo Chapada do Araripe”, disse o consultor.

Pré-candidatos e prefeitos que pretendem se reeleger participaram do debate. Eles assinaram o termo de compromisso junto com o plano estratégico de desenvolvimento elaborado pelo Líder, afirmando que a sugestão faça parte do seu plano de governo. Segundo a organização, 90% assinaram o compromisso.

“Eles receberam com muito tempo de antecedência nosso plano estratégico de desenvolvimento, e o termo de compromisso para que eles sentissem o que está contido naquele termo e assinassem. A gente foi atrás daqueles que realmente tem viabilidade eleitoral, e aqueles que forem eleitos, acredito que 90 % deles, vão aderir a este plano para trabalhar a partir de 2021”, comentou o Lacerda.

Quem assinou o termo terá que discutir com o projeto para cumprir o plano, relatórios são envidados para o Líder Nacional que acompanha esse alargamento, quem não compareceu será procurado, de acordo com Ronaldo Lacerda. O objetivo do Líder é promover a criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios para o desenvolvimento regional sustentável, fomentando o empreendedorismo, estratégias e políticas públicas da região.