Facape participa de solenidade de sanção de leis para inovação da educação em Pernambuco

0
Foto: Divulgação

O Presidente da Facape, Antônio Habib, participou nessa quinta-feira (07) em Recife, da solenidade de sanção das leis do PROUNI Pernambuco e da adequação de operacionalização do Fundo Inovar.

Participaram da solenidade, a Vice Governadora, Luciana Santos;  Eduardo Queiroz, Diretor Financeiro e Planejamento da AGE; Pedro Falcão, Reitor da Universidade de Pernambuco; Fernando Jucá, Diretor Presidente da FACEPE; Stephanie Vilela, Presidente da União dos Estudantes de Pernambuco; Margarete Bezerra, Presidente da Associação de Empresas do Polo Pernambuco-Paraíba; Ana Gleide, Presidente da Associação das Instituições de Ensino Superior de Pernambuco.

O PROUNI – PE

É um programa de auxilio financeiro criado para alunos egressos da rede pública e estadual que desejam ingressar no ensino superior, sejam autarquias municipais, instituições comunitárias de educação superior e instituições privadas com sedes em Pernambuco. O programa já tem inicio imediato com orçamento garantido para o ano de 2021.

Defendido desde o início pelo Secretário de Tecnologia e Inovação, Lucas Ramos, que explicou que 20% das bolsas serão destinadas a mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica ou que tenham sido vítima de violência doméstica e familiar. Bolsas também serão reservadas a deficientes  e professores da rede pública e estadual em atividade.

Os alunos participarão de seleção pública com chamadas sempre no início do ano. Para 2021 serão mil bolsas e outras mil para o ano seguinte.

A principal mudança do Fundo Inovar é alteração que permite alocar recursos em fontes específicas de orçamentos exclusivos para o fortalecimento de ambientes de inovação.