Equipe do Centro POP faz busca ativa para acolher pessoas em situação de rua em Petrolina

0
Foto: Divulgação

Com a pandemia do novo coronavírus, as atividades no Centro de Referência Especializado para a População de Rua (Centro Pop) precisaram ser suspensas, em Petrolina para evitar aglomerações. Apesar disso, as equipes continuam trabalhando diariamente para levar assistência para esse público, inclusive fazendo buscas ativas diuturnamente, em toda cidade.

A busca ativa ocorre principalmente quando o município recebe denúncias de pessoas passando por dificuldades. O último caso ocorreu nesta semana, na região central de Petrolina. Segundo a vizinhança, o homem de aproximadamente 30 anos estava no local há um dia, enrolado em um lençol, sem aceitar água ou comida e agindo com agressividade. Mesmo contando com o apoio da Guarda Civil Municipal e do SAMU, o homem recusou o atendimento e foi embora do local.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Jorge Assunção, esse trabalho é desafiador. “O município oferece toda condição para que esse público seja assistido com acesso à alimentação, abrigamento noturno e assistência em saúde. Nosso sistema é de portas abertas, ou seja, nada é feito de forma compulsória. Assim como neste caso, muitas vezes encontramos resistência, mas cada vida que conseguimos tocar e mudar vale a pena”, relatou.

Como a sede do Centro Pop está fechada durante a pandemia, a equipe também montou um escritório de atendimento na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (Sedesdh), onde é possível fazer os atendimentos de urgência relacionados a documentos e encaminhamentos para os demais serviços da rede municipal. Para acionar a equipe do Centro Pop, a população pode entrar em contato por e-mail, no endereço centropoppetrolina@gmail.com, ou ainda ligar para a Sedesdh no número: (87) 3866-1679.