Em visita ao Sertão, Paulo Câmara lista ações e assegura entrega de estradas ainda em 2022

0

Com intensa agenda no Sertão, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, assegurou em entrevista ao Nossa Voz desta quarta-feira (15) que os investimentos previstos para recuperação da malha viária do estado finalmente serão realizados sem interrupções. Justificando o hiato desde o anúncio do programa Caminhos de Pernambuco, em maio de 2019, e a conclusão das obras orçadas em mais de R$ 500 milhões, Câmara explicou que a pandemia da covid 19 concentrou as prioridades da sua gestão na reestruturação da saúde. Entretanto, com o avanço da imunização, será possível retomar as obras e fazer as entregas que a população tanto espera. 

“A partir do segundo semestre de 2021, nós entendemos que dava para iniciarmos todo o processo de melhoria de infraestrutura do nosso estado. Os números da pandemia estavam diminuindo, mas é uma preocupação até hoje. Temos que tomar todos os cuidados necessários, a população precisa se vacinar, observar esses calendários das doses de reforço, quem não se vacinou ainda, deve procurar se vacinar porque com a vacina estamos conseguindo superar. Ao mesmo tempo estamos conseguindo fazer os investimentos que estão focados, seja na questão das estradas, seja nas ações dentro dos municípios e alguns resultados estão sendo finalizados”, afirmou. 

Um levantamento feito no ano passado mostra que em dois anos do programa, apenas R$ 79 milhões do valor total se transformaram em obras concluídas. Ao Nossa Voz, o governador fez uma nova prestação de contas. “Estamos hoje indo inaugurar a PE 550 que contempla ligações dentro de Santa Maria da Boa Vista. Tivemos a oportunidade de inaugurar, no ano passado, toda a recuperação daquela estrada que liga Afrânio a Dormentes. Temos outras estradas em andamento como a Estrada da Uva, aqui pertinho, que é um eixo muito importante de desenvolvimento econômico para quem trabalha nos perímetros irrigados e faz o escoamento da produção da uva e da manga. Temos outras ações como a Estada da Cebola, em Cabrobó até Terra Nova que já está em obras também, visitamos ontem”. 

Sobre a região dos perímetros irrigados de Petrolina, o governador voltou a frisar a responsabilidade do governo federal, através da Codevasf, de realizar a reestruturação das vias de acesso e escoamento da produção. Entretanto, confirmou as obras que já devem iniciar no próximo mês. “Havia uma clara opinião de todos dentro do governo que a responsabilidade de recuperação daquelas obras era da Codevasf. A Codevasf não fez e dizia que não ia fazer, então, nós entendemos que precisávamos fazer. Não podíamos penalizar a população em virtude desse tipo de comportamento dos órgãos federais e os projetos já estão feitos, a licitação está sendo concluída e nós vamos em breve, no máximo no mês de julho, começar toda essa recuperação, os recursos já estão garantidos e isso é fundamental. Então tenho a clareza de que a gente também vai ter êxito e ainda em 2022, proceder a recuperação de todas essas estradas que contemplam as áreas econômicas de Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista e vai dar realmente uma outra cara a malha rodoviária de Pernambuco”. 

Via de acesso a um dos principais atrativos turísticos  de Petrolina, a Estrada da Tapera está próxima de ter as obras finalizadas. De acordo com o Paulo Câmara, apesar dos problemas relativos à aquisição de materiais, o trecho deve ser concluído até agosto. “A PE 655, da Tapera, as obras foram iniciadas em fevereiro deste ano, o prazo de conclusão é de seis meses, então, mais ou menos em agosto. E a gente está fazendo, não houve nenhum atraso desde que a pandemia deu condições da gente fazer os investimentos porque no período de pandemia nós não sabíamos o que iria ocorrer. Então, realmente houve toda uma priorização da questão da saúde e só agora, o ano passado, quando a viu que com a vacina realmente as condições de saúde da população iam melhorar, estamos com os investimentos saindo do papel e a PE 655 é uma das que ficarão prontas ainda em 2022, daqui a pouquinho”.