Em Petrolina, assistência social atua para garantir serviços essenciais a famílias em vulnerabilidade

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(Foto: Divulgação)

Na linha de frente das ações de assistência à população, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Petrolina (Sedesdh) precisou reconfigurar sua forma de funcionamento para se adequar às medidas de prevenção ao coronavírus e garantir a oferta dos serviços essenciais.

A procura pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) aumentou em mais de 100% no mês de maio. As 10 unidades do município atenderam aproximadamente 7 mil famílias em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar. Também precisou ser criado o Plantão Social – atendimento por telefone – para tirar dúvidas e fazer agendamentos.

Casa Bolsa

A equipe da Casa Bolsa continuou com os atendimentos de rotina, mesmo com a redução do expediente, e, também, fez esse trabalho de tirar dúvidas da população por telefone. Além disso, para desafogar as filas da caixa, também foi montado uma Central de Atendimentos no Centro de Convenções de Petrolina, com a finalidade exclusiva de tirar dúvidas sobre o auxílio emergencial do Governo Federal. Aproximadamente 4 mil atendimentos foram realizados. A ação foi em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

Pessoas em situação de rua

O acolhimento no Centro Pop precisou ser suspenso para evitar aglomerações, mas as pessoas em situação de rua tiveram garantidas quatro refeições por dia, além de um abrigo noturno, que realizou mais de 1200 atendimentos no período. O Restaurante Popular foi parceiro na oferta da alimentação deste público, por isto estendeu o expediente em um turno extra, além de dar continuidade da demanda de rotina. Em vez do bandeijão, o RP está fornecendo marmitas. Foram mais de 12.500 refeições mensais.

Combate à violência

Nacionalmente, foi identificado o crescimento no número de casos de violência doméstica, contra o idoso e contra crianças e adolescentes. A prefeitura fez campanhas para reforçar os canais locais para denúncia. Além disso, o Centro Especializado de Atendimento à Mulher continuou com os acompanhamentos de rotina.

Já o Centro de Atenção à Pessoa Idosa precisou suspender as atividades de rotina nos Centros de Convivência do Idoso, como medida de prevenção. Ainda assim, o público continuou sendo assistido por telefone e, por dois meses, foram entregues kits alimentares ao idosos em situação de insegurança alimentar. Ações de conscientização foram promovidas nas ruas e feiras livres do município, para orientar aos idosos que descumpriam o isolamento social. Aproximadamente 6 mil foram abordados.