Em dois anos Petrolina realizou 2.500 cirurgias de catarata e zera fila de espera

0

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a catarata é responsável por cerca de 50% dos casos de cegueira reversível no mundo e atinge, principalmente, a população idosa. Porém, somente nos últimos dois anos, a Prefeitura de Petrolina já realizou mais de 2.500 cirurgias pelo Sistema Único de Saúde (SUS), zerando a fila de espera. A notícia foi celebrada pelo prefeito Simão Durando, nesta terça-feira (2).

Gratidão e recomeço. Foram essas as palavras de Francisca Rodrigues, 63 anos, que recentemente realizou a cirurgia pelo sistema público. “No início não imaginava que fosse catarata. Minha visão foi piorando, já não conseguia fazer minhas tarefas diárias, como ler um livro, caminhar sem tropeçar ou assistir televisão. Com o diagnóstico de catarata nos dois olhos fiquei com receio de perder a visão. Depois da cirurgia, posso afirmar: é um recomeço em minha vida, uma grande alegria”, enfatiza Francisca Rodrigues.

De acordo com o prefeito, Simão Durando, a Secretaria de Saúde de Petrolina tem conseguido atender todos os pacientes que têm buscado o Sistema Único de Saúde para a realização do procedimento. “Desde 2020, somente em procedimentos oftalmológicos, já realizamos mais de 5 mil atendimentos, entre consultas, exames e cirurgias. Hoje não temos fila com mais de 60 dias de espera para este tipo de procedimento. Estamos conseguindo alcançar a nossa meta que é ofertar o serviços de saúde de qualidade para nossa população. Nosso compromisso é a garantia de acesso ao atendimento do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) e, sobretudo, permitir às pessoas uma melhor qualidade de vida”, destaca o prefeito.

Procedimento

Para que o paciente possa realizar a cirurgia de catarata é necessário procurar uma Unidade Básica de Saúde para fazer a consulta de avaliação, caso necessário, será encaminhado a um oftalmologista.