Eleições 2024: Justiça Eleitoral recebeu mais de 109 mil pedidos de título de jovens entre 15 e 18 anos em semana de mobilização

0

Na Semana do Jovem Eleitor, a Justiça Eleitoral recebeu, em todo o país, cerca de 109,3 mil pedidos de primeira via do título de eleitor feitos por jovens entre 15 e 18 anos.

A Semana é um momento de mobilização nas redes sociais para incentivar a participação de brasileiros nessa faixa etária nas decisões políticas.

A campanha deste ano teve o nome de “Festival do Primeiro Voto – Sua voz vai fazer história” e ocorreu entre os dias 18 e 22 de março.

Os dados foram reunidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e consideram a idade que os solicitantes tinham no último dia de evento.

Ao longo da semana, as redes sociais do Tribunal Superior Eleitoral divulgaram conteúdos para conscientizar os jovens sobre a importância do primeiro voto, além de orientações sobre como fazer o alistamento eleitoral.

Os tribunais regionais eleitorais também realizaram ações locais para que o público dessa idade fizesse o pedido do primeiro título e colhesse a biometria:

  • no Paraná, estudantes viram palestras sobre democracia, cidadania e a atuação da Justiça Eleitoral; além disso, cartórios eleitorais fizeram o alistamento eleitoral dos jovens.
  • no Rio de Janeiro, um juiz eleitoral recebeu estudantes para uma palestra sobre o funcionamento do Estado Brasileiro;
  • em Rondônia, houve visita da Justiça Eleitoral às escolas;

O TSE contabilizou os requerimentos de alistamento eleitoral. Essas solicitações serão analisadas e, posteriormente, a Justiça Eleitoral concede o documento, se não houver pendências de documentação.

Prazos

A Semana do Jovem Eleitor terminou, mas ainda dá tempo de tirar o documento. Até o dia 8 de abril, os eleitores que vão tirar a primeira via podem iniciar o pedido pela internet, no sistema de Autoatendimento Eleitoral do TSE.

Depois de apresentar informações e documentos, para finalizar a operação, será necessário comparecer a um cartório eleitoral em 30 dias para a coleta da biometria e assinatura digital.

Fonte: G1