Durante passagem por Petrolina, Ministro Queiroga garante que toda a população estará vacinada até o final de 2021

0
Foto: Jonas Santos/ Ascom PMP

Durante a passagem por Petrolina na manhã desta segunda-feira (02) o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, aproveitou sua fala para garantir que a população maior de 18 anos estará vacinada contra a Covid-19 até setembro e que a previsão é de que toda a população brasileira esteja vacinada em sua totalidade até o final do ano.

Queiroga lamentou as vidas perdidas durante a pandemia da Covid-19 e destacou os esforços que, segundo ele, o Governo Federal vem fazendo para acabar com o caráter pandêmico do país. “Aproveito o momento para me solidarizar com todos os que sofreram e sofrem com a pandemia. Mas temos a esperança, que são as vacinas. Ao contrário do que se diz por aí, em maio de 2020, o Governo Federal apostou em uma  encomenda tecnológica entre Astrazeneca e Fiocruz, para produzir vacinas com insumo ativo nacional, resgatando uma capacidade que o laboratório brasileiro outrora teve. Além dessa encomenda tecnológica, comprou diversos tipos de vacinas e temos mais de 600 milhões de doses de vacinas já contratualizadas, o que significa que teremos toda a nossa população acima de 18 anos vacinada até setembro e nossa população total vacinada até o final do ano”, garante.

O Ministro comemorou ainda a redução no número de óbitos e ocupação de leitos e destacou que somente o Governo Federal comprou vacinas para conter a pandemia. “Já tivemos, no mês de julho, uma redução de 40% nos óbitos e também na ocupação de leitos, isso é fruto do empenho do Governo Federal. Nenhum governo do Estado comprou sequer uma única dose de vacinas. Isso não quer dizer que as vacinas são do Governo, mas Ado povo brasileiro, afinal, os recursos vem dos nossos impostos. Temos trabalhado todos os dias para conceder saúde à população e conceder a possibilidade da retomada da economia, para que os brasileiros possam ganhar o pão de cada dia”, disse Queiroga.