Domingo é dia da eleição dos novos Conselheiros Tutelares; Veja as orientações para pleito em Petrolina

0
(foto: reprodução)

Neste domingo (06) serão eleitos os novos conselheiros tutelares de vários municípios brasileiros. A Comissão Eleitoral de Petrolina está finalizando os ajustes para o pleito no município. “O pleito se dará dentro das escolas municipais e estaduais. A comissão eleitoral pegou algumas seções e concentrou em apenas um. Então, o eleitor deve ficar atendo porque ficará publicado no site da prefeitura os locais de votação. Mas a princípio, o eleitor vota no local de votação normal”, explicou membro da comissão eleitoral, Carlos Eduardo Mendes, ao Nossa Voz.

Em Petrolina, das 8h às 17h, os eleitores poderão votar em apenas um dos 58 candidatos que concorrem a uma das 10 vagas de conselheiros, além de 10 suplentes. Os eleitos irão atuar no período de 2020 a 2024. Para votar é preciso apresentar de documento oficial com foto (RG, carteira de habilitação, carteira de trabalho). “O voto é secreto, facultativo e será feito através de cédulas. A gente batalhou, não só Petrolina, alguns municípios tentaram intervir junto ao TSE, mas foi indeferido o pedido. Como a eleição é em todo o Brasil, não daria tempo o TSE coordenar tudo isso”, destacou.

Durante o período de votação estão proibidos: aglomeração de pessoas próximo a seções, padronização de camisas, transporte irregular de eleitores, boca de urna e compra de votos.