Distribuição de água é interrompida por falta de recursos e impacta 26 cidades da Bahia

0
Reprodução/ TV Bahia

Serviço também está parado em 21 municípios por causa da chuva.

A distribuição de água potável em carros-pipas está sendo interrompida por falta de recursos desde 13 de dezembro e impacta 26 municípios da Bahia. A informação foi divulgada pelo Exército, na segunda-feira (19).

Segundo o Exército, a distribuição de água também está parada em 21 cidades por causa da chuva forte que tem atingido os municípios nas últimas semanas.

O g1 pediu ao Exército a lista completa dos municípios atingidos, mas não recebeu até a última atualização desta reportagem. Uma das localidades que está sem a distribuição de água potável é a comunidade do Pateiro, que fica no distrito de Salitre, na zona rural de Juazeiro, norte da Bahia.

Os moradores relatam que estão há quatro meses sem o abastecimento e apoio de carros-pipa. Com isso, dezenas de famílias passaram a economizar a água das cisternas da região, no entanto, a medida não tem sido suficiente para atender as necessidades.

O Exército, responsável pela execução da operação, criada há mais de 20 anos para auxiliar famílias afetadas pela estiagem prolongada, informou que os recursos disponibilizados pelo Ministério do Desenvolvimento Regional só possibilitaram a realização das atividades até 16 de novembro.

Neste ano, em média 327 mil pessoas foram atendidas pelo programa por mês em mais de 60 municípios da Bahia, segundo o Ministério de Desenvolvimento Regional. O órgão anunciou a liberação de um crédito suplementar no valor de mais de R$ 21 milhões para execução do programa.

A previsão é que a Operação Carro-pipa volte a normalidade em breve, mas por enquanto tem sido a água da chuva, que tem amenizado a situação de dezenas de famílias.

(g1 BA)