Diálogo sobre Ensino Remoto é iniciado entre Prefeitura de Petrolina e representantes da categoria

0
(Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Petrolina deu início a um importante diálogo sobre o cenário da Educação durante o período da pandemia da covid-19. Durante reunião virtual realizada nesta quinta-feira (16), foi apresenta a metodologia da segunda etapa do plano de Ensino Remoto ‘Aprendendo em Casa’ da rede municipal de ensino, os desafios para a retomada das atividades presenciais, mesmo sem uma data definida e a continuidade do ensino remoto.

Participaram do encontro virtual a secretária de Educação de Petrolina, Margareth Costa; a secretária executiva de Ensino, Rosane Costa; o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina, Walber Lins, além de representantes sindicais; Associação de profissionais em Educação e do Conselho do Fundeb.

Para a Secretaria Municipal de Educação, o maior desafio foi reorganizar o calendário letivo e elaborar os marcos de aprendizagem para todas as disciplinas, em todas as etapas para a distribuição do segundo kit pedagógico de reforço escolar com as atividades impressas, para todos os estudantes. Uma das maiores preocupações da gestão é garantir a equidade, a igualdade e a qualidade no atendimento das atividades pedagógicas remotas.

A partir desta segunda etapa, os professores da rede serão incluídos no processo de ensino remoto. A Secretaria de Educação desenvolveu um sistema de monitoramento para acompanhar a frequência e o rendimento dos estudantes, com estratégias para evitar a evasão e o abandono. Antes de iniciar as atividades pedagógicas com os estudantes, os professores participarão de formações continuadas à distância por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) sobre competências socioemocionais e digitais e metodologia do ensino remoto. Os Gestores, Vice Gestores e Coordenadores Pedagógicos também participarão das formações continuadas. As propostas apresentadas pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes foram aprovadas pelos representantes da categoria.