Devolução dos respiradores pega secretário de saúde de surpresa: “Foi um pedido do próprio Hospital Universitário”

0
(Foto: Arquivo NV)

O secretário estadual de Saúde, André Longo, afirmou ter recebido com surpresa o comunicado feito pela Universidade Federal do Vale do São Francisco, sobre a devolução dos respiradores governo do estado. Em entrevista ao Nossa Voz desta sexta-feira (24), Longo também comentou a expectativa para a visita à Petrolina, neste sábado (25). Junto com o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, o gestor fará a abertura do Hospital de Campanha, implantado na cidade desde maio deste ano.

“São 100 leitos para estabilização. Vamos ter leitos com respiradores no hospital de campanha e isso tudo junto com o complexo com o Hospital Universitário, a UPAE e o esforço das unidades privadas. Além do Dom Malan, que atende na área materno infantil”, contabilizou.

Sobre a devolução dos respiradores, o secretário comentou o estranhamento quanto a decisão. De acordo com o gestor, o envio dos equipamentos foi motivado por uma solicitação do próprio Hospital. “Nos causou surpresa, o recebimento desse ofício solicitando a devolução dos respiradores e monitores que cedemos à Univasf. Porque foi um pedido do próprio HU, junto com a reitoria da Univasf, para que nós pudéssemos disponibilizar respiradores e monitores. O número, inclusive, inicial no pedido eram de 70. Nós acordamos fazer (o envio de) 40, fizemos um termo de cessão com o reitor Paulo César Fagundes para que fossem implantados leitos adicionais no HU”.

Impasse

Para André Longo, o impasse foi gerado pela direção-geral da Ebseh, responsável pelo gerenciamento da unidade. “Houve algum problema de entendimento entre a reitoria da Univasf e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, acho que mais até com a sede da empresa, em Brasília, que acabou por gerar essa confusão. São duas estruturas do Governo Federal, seria interessante que elas pudessem se entender para que o governo federal pudesse ampliar seu esforço na região. O governo do estado está fazendo todo o possível para colocar a região num atendimento melhor para a covid19 e a gente tem a expectativa que o governo federal possa também ampliar esse esforço”.

Entretanto, na negativa do funcionamento desses equipamentos no HU, a secretaria vai mantê-los na rede pública da região. “Vamos aproveitar os respiradores em outras estruturas, se por ventura forem devolvidos. Mas a gente gostaria de ver muito ver esses respiradores funcionando dentro do Hospital Universitário, atendendo a população. (…) Estamos dialogando, tanto com a Univasf quanto com a Ebserh, para que se possa dar o melhor destino a esses equipamentos, que Pernambuco disponibilizou para a Univasf”.