“Desorganizado, despreparado e perseguidor”, diz vereador Mitu sobre governo Suzana Ramos

0
(Foto: Davi Mendonça)

Listando uma série de problemas na área da saúde, o vereador de Juazeiro, Mitu do Sindicato (PCdoB), afirma que tem sido perseguido pela gestão Suzana Ramos (PSDB). Eleito com 1.664 votos, ele foi o 12° colocado entre os integrantes da atual composição da Casa Aprígio Duarte. Morador do Tabuleiro, Mitu alegou, em entrevista ao Nossa Voz desta terça-feira (18), que já fez diversas indicações visando as melhorias para o bairro, além das comunidades rurais que visita constantemente e não tem sido atendido.

“Por eu ser o primeiro vereador do Tabuleiro, que tem 50 anos e nunca tinha elegido um vereador, mas a gente tem sentido uma grande perseguição pelo governo municipal, por várias indicações que fiz através de reforma do posto, apontando a falta médicos, falta de EPIs. Vacinas contra a covid nunca foram para o bairro, a população tem que se deslocar para outros locais. Então, entendemos que isso caracteriza perseguição. O posto de saúde está uma ‘fartura’ danada, falta tudo: vacina, médico. Para se ter uma ideia, chegou o dia não se fazerem exames preventivos no posto por falta de saco de lixo”, relatou, completando que isso tem ocorrido em outras unidades de saúde do município.

Segundo Mitu, ele chegou a ser contatado por um integrante da gestão municipal, cobrando elogios pela reforma realizada no posto do Tabuleiro, mas ele discorda que a unidade tenha sido efetivamente melhorada. Para o vereador, apenas uma pintura destacando as cores de Suzana Ramos na campanha foi realizada. “Eu sou digno de agradecer, só que não tenho condições. Não foi uma reforma, pintou. O que o governo está fazendo? Está pegando algumas escolas e postos de saúde e pintando com as cores que predominam no seu governo. É tanto que posso passar um vídeo onde a unidade foi pintada essa semana e ontem inundou toda de água. Lá tem um problema sério na rede hidráulica e na parte de energia. Falta mais energia do que tem, no posto”, revelou.

O parlamentar também revelou que não há regularidade na coleta de lixo hospitalar em UBS da zona rural, não funcionam os bebedouros, os sanitários para pacientes, há urgência na manutenção dos aparelhos de ar condicionado e faltam luvas e tocas para os profissionais de saúde que atendem nesses locais. “O posto de saúde de Porções está sem médico e funcionando em uma escola”, completou.

Em outra denúncia grave feita pelo vereador, Mitu do Sindicado apontou uma subnotificação nos números da pandemia na vizinha cidade por falta de testes para detecção da covid 19. Em Juazeiro, segundo o parlamentar, há cerca de 15 dias a orientação repassada a população com suspeita da doença é buscar a testagem na rede particular. “Não tem teste de covid em Juazeiro. Pode procurar em qualquer unidade de saúde. Os testes realizados na cidade são através do Lacen. Que colhem e mandam para o Governo do Estado, para ser feito em Salvador, que envia o resultado. Nós vereadores de oposição já fizemos uma notificação ao Ministério Público porque isso é inadmissível”.

Voltando a falar sobre a perseguição sofrida, Mitu revelou ao Nossa Voz que sua esposa foi demitida sem nenhuma justificativa. “A minha esposa fez um processo seletivo que encerra em agosto. Ela foi contratada em agosto de 2019 no processo seletivo, que poderia ser prorrogado por mais um ano. Como não foi feito nenhum outro processo seletivo e não houve uma demissão em massa de nenhuma outra auxiliar de saúde bucal, está notório que foi perseguição porque ela é minha esposa”.

Além da demissão da esposa, o vereador revelou que integrantes da sua base eleitoral que moram no interior do município não tem recebido abastecimento de água por carros-pipa. “Eu tenho um áudio, que pessoa pediu para não divulgar para não se comprometer, onde as pessoas pedem água a gente relacionada ao governo e o que eles dizem é: ‘Vá pedir água ao vereador Mitu, você não votou nele?’”.

Avaliando os trabalhos do Legislativo Municipal, Mitu considera ter uma composição muito boa de vereadores. “Claro que, quem é de situação tem que defender o governo, só que a Câmara tem feito o seu papel, cada qual em seu cada qual. O governo é que é desorganizado, despreparado e perseguidor”, sentenciou.