Depois de fortes chuvas, reeducandos trabalham para diminuir transtornos nas ruas de Petrolina

0
(Foto: Divulgação/ SJDH)

Desde as primeiras horas da manhã desta terça (07), um grupo de 50 reeducandos, egressos do sistema prisional, trabalha para amenizar os impactos causados pelas fortes chuvas que atingiram Petrolina. Os apenados cumprem pena no regime aberto e são beneficiados com uma parceria entre a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e a gestão municipal.

Os trabalhadores se dividem para atuar na limpeza de canais e galerias retirando lixos e entulhos. A retirada de lama ocorre em bairros como Maria Auxiliadora, Jardim São Paulo, Vila Eduardo e no km 2, próximo ao novo pátio de eventos da cidade. “A operação tem o intuito de minimizar os transtornos causados pelo lixo que obstrui as passagens de água e esgoto, como também limpar as ruas que estão alagadas ou com lama”, conta o reeducando Geadson Batista.

O Patronato Penitenciário, órgão vinculado à SJDH, acompanha os reeducandos que também recebem assistência jurídica e psicossocial. Atualmente, 175 egressos trabalham em Petrolina. Eles recebem um salário mínimo (R$ 1.039) e auxílio para transporte e refeição. “A vida pregressa dessas pessoas não importa. Agora é hora de servir à população e cuidar da cidade. Com ocupação, os reeducandos têm a oportunidade de mudar de vida, garantir o sustento da família e sair da zona de violência”, destaca o secretário de Justiça e Direitos Humanos Pedro Eurico. (Ascom)