Curso de projetista de irrigação está com inscrições abertas em Juazeiro

0

Será realizado no próximo dia 17 de setembro o evento Projetistas de irrigação em ação no Submédio do Vale do São Francisco, das 8h às 18h, no Auditório Antônio Carlos Magalhães, no Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro, localizado na região Norte da Bahia.  

A programação conta a realização de dois cursos com carga de 4 horas-aula, cada, e serão mediados pela professora da Uneb, Dra. Lígia Borges Marinho. Pela manhã, das 8h às 12h, acontece o curso Elaboração de projetos de irrigação localizada que será ministrado pelo engenheiro agrônomo, projetista e especialista em Fruticultura Irrigada, Plínio Ricardo Ferreira. No período da tarde, das 14h às 18h, será realizado o curso Automação hidráulica e pneumática de sistemas de irrigação, que será ministrado pelo engenheiro agrônomo e mestre em Engenharia Agrícola, Thomaz da Silva Felisberto.  

Os interessados podem realizar as inscrições gratuitas pelo E-mail inscricaoirrigacaoemcampo@gmail.com. Os cursos são direcionados a discentes de graduação, pós-graduação, docentes, engenheiros agrônomos, técnicos e agricultores. De acordo a coordenadora do projeto de extensão Irrigação em campo no Submédio do Vale do São Francisco, também idealizadora do evento, a professora Dra. Lígia Borges Marinho, o objetivo do evento é ampliar o acesso à informação e criar um espaço para discussão de temas relacionados ao uso dos recursos naturais.  

O evento faz parte das atividades do grupo de extensão em Irrigação e drenagem, composto por membros do projeto de extensão Irrigação em campo no Submédio do Vale do São Francisco do DTCS. A iniciativa também faz parte de ações conjuntas envolvendo o Programa de Pós Graduação em Horticultura Irrigada (PPGHI), o Colegiado do curso de Engenharia Agronômica e o Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPE/DTCS III). 

A professora Dra. Lígia acrescentou também que a ideia é a de propor algo que possa ambientar os discentes, assim como os profissionais da área, para as perspectivas e entraves enfrentados por especialistas de irrigação que atuam na composição e execução de projetos de dimensionamento e/ou automação de sistemas localizados. “O intuito é o de alertar sobre a importância de garantir a sustentabilidade dos recursos naturais e minimizar os impactos negativos no meio ambiente, incentivando a atuação dos discentes na referida área e promovendo a interação dos conhecimentos teóricos x práticos”, completou a docente.  

(Ascom UNEB – DTCS)