Correios: presidente de comissão do Senado diz que não pautará privatização este ano

0
Movimento no Centro de Tratamento de Encomendas dos Correios, em Benfica
Movimento no Centro de Tratamento de Encomendas dos Correios, em Benfica

Presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, o senador Otto Alencar (PSD-BA) não pretende mais colocar em votação ainda este ano o projeto de lei que abre caminho para a privatização dos Correios. O adiamento do debate se dá diante da resistência da oposição e dúvidas manifestadas por outros partidos. A informação é do jornal “Valor”.

“Não vai mais para o plenário este ano”, disse o parlamentar em entrevista concedida ao veículo. “Eu não vou botar para votar na CAE. Fica só para o ano que vem, se é que vai ter condições.” Para alguns especialistas, o adiamento poderia colocar em risco a privatização, já que o processo se desdobraria em um período perto das eleições presidenciais. Entre outras coisas, a ocasião tende a não ser tão atrativa para investidores por conta do aumento das incertezas políticas.

Segundo Otto, o valor pretendido para a venda dos Correios é semelhante ao lucro anual da empresa, e isso deve aumentar as resistências com relação à proposta de privatização. “Eles [governo] ficam alegando que esse valor baixo se deve ao passivo trabalhista da empresa, mas sem demonstrar esse passivo. É preciso que eles mostrem esse passivo”, disse. Os dados não são públicos.

O projeto de lei 591/21 foi aprovado pelo plenário da Câmara dos Deputados em agosto deste ano, por 286 votos a 173 e duas abstenções. Se for alterada no Senado, a matéria volta para a Câmara. Mas, se aprovada, será a segunda vitória do governo com relação às privatizações. A primeira ocorreu em 21 de junho, quando os parlamentares aprovaram a medida provisória 1.031, que abre caminho para a privatização da Eletrobras. A expectativa do governo federal é vender 100% da estatal, por meio de leilão, no primeiro trimestre de 2022.


(Gazeta do Povo)