“Coronelzinho de quinta”, dispara vereador Gilmar sobre presidente Aero

0
Foto: Katellyn Tavares


O vereador Gilmar Santos (PT), líder da bancada de oposição na Câmara de Vereadores de Petrolina, participou do Nossa Voz nesta quinta (03), data em que celebra o seu aniversário, para falar sobre o retorno das sessões ordinárias na Casa Plínio Amorim.

Com a saída do vereador César Durando (União Brasil) da presidência da Comissão de Saúde da Casa Legislativa, uma disputa se formou em torno da ocupação da vaga. De um lado, Gilmar, suplente da comissão, e do outro, o presidente da casa, Aero Cruz.

Gilmar fez críticas à atuação da comissão de saúde e propõe a criação de uma frente parlamentar de saúde. “O presidente da comissão de saúde era irmão do prefeito, daí você tira, desde quando esse irmão do prefeito vai enfrentar o seu próprio irmão na defesa da saúde da população, ou seja, nós temos aí uma acomodação, uma cumplicidade de caráter familiar”, disse.

Santos problematizou o regimento da casa. “Oferece diversos espaços para interpretações, é utilizado muitas vezes de forma política e conveniente para quem está ali com a maioria formada. Nós compreendemos, a partir do que está colocado no regimento, que automaticamente o suplente ocupa o espaço daquele que saiu do cargo. Vamos ouvir do jurídico da casa qual é a interpretação e se nós compreendermos que há algum tipo de justiça mais uma vez vamos recorrer à justiça”. 

Após ser chamado de cínico na sessão, Gilmar fez críticas a Aero Cruz. Afirmou que Cruz teve um mandato arranjado, usou a máquina do governo e tem desenvolvido uma gestão questionável. Reclamou que os concursados nomeados não têm espaço para desenvolver suas atividades e reprovou um projeto de Aero que prevê aumento da cota de combustível para os vereadores. 

“É no mínimo para gente achar graça ou elevar a nossa indignação haja vista que Aero Cruz, no primeiro mandato, com todo o esforço que foi feito com a máquina do governo, não conseguiu ser eleito e teve um mandato arranjado, primeiro mandato era um suplente e depois, usando muito a máquina do governo, conseguiu ser eleito, o segundo mandato e, usando mais ainda a máquina do governo, conseguiu ser o presidente da Câmara Municipal e tem desenvolvido uma gestão bastante questionável, é uma gestão que não tem transparência, que faz uma maquiagem e tem desperdiçado recursos públicos”, disse.

“As obras que foram iniciadas pelo ex-presidente Osório, foram continuadas por Aero, mas muito demorada a entrega, a sala de convivência são 23 vereadores, ali não cabe nem 10, o estacionamento, que demorou muito para ser calçado, ser entregue. Não se teve nenhuma transparência de como esses recursos foram gastos”, afirmou.

“É o vereador que vai também solicitar, apresentar um projeto para aumentar a cota de combustível dos vereadores da câmara, sendo que o trabalhador no dia a dia, vendo uma situação dessa, tendo os vereadores com aumento de combustível e a cidade com tantos problemas”, reclamou.

Aero participou do programa, parabenizou Gilmar pelo aniversário e em seguida retrucou as críticas. “Essas colocações eu não aceito sobre a minha administração na câmara de vereadores, estou muito seguro, muito feliz, não tenho nenhuma notificação do Tribunal de Contas. (…) Vossa excelência está querendo entrar numa comissão que vossa excelência não aceitou. (…) Apenas um vereador, Gilmar Santos, questiona a nossa administração. Isso prova que estou indo no caminho certo”, afirmou.

“A minha presença, a nossa presença, incomoda o presidente Aero. (…) Setenta anos de domínio oligárquico. (…) A maioria da Câmara responde a essa oligarquia, tem um poder econômico que determina os rumos dessa cidade. (…) Com sua atitude de coronelzinho de quinta, com essa postura autoritária de não querer permitir que a democracia prevaleça. Nós vamos continuar com o nosso enfrentamento em defesa do interesse público”, defendeu.