CONDEPE/FIDEM divulga boletim com dados criminais do 2º semestre de 2019 em Pernambuco

0
(Imagem: Divulgação)

A Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem) divulgou nesta semana o Boletim Trimestral da Conjuntura Criminal em Pernambuco referente ao 2º trimestre deste ano. O documento esboça o perfil da criminalidade violenta em Pernambuco entre os meses de janeiro a junho efetuando a comparação com igual período do ano anterior. Também traz dados de crimes violentos letais e intencionais – CVLI, referentes aos dois últimos períodos de vigência do Pacto pela Vida.

Entre os dados apresentados no boletim, está registrado que, no segundo semestre desse ano, a criminalidade violenta em Pernambuco voltou a experimentar um período de retração, se comparada ao mesmo período do ano passado (-37 casos de CVLI). A queda foi maior ainda com relação aos números registrados no segundo trimestre de 2019, comparado a igual período do ano anterior (-188 casos). Em consequência, o indicador da criminalidade violenta no Estado recuou 18,88%, caindo de 10,91 para 8,85 por 100 mil habitantes.

Em seu volume 12 (número 2), a edição mostra duas tabelas, sendo a primeira com o número de vítimas de homicídios decorrentes de intervenção policial (mortes por enfrentamento com as polícias civil e militar) e a segunda com o total de policiais vítimas de CVLI (são policiais mortos em serviço ou fora dele). No anexo, foi incorporado o demonstrativo dos dados de vítimas de enfrentamento com a polícia, contendo algumas características das pessoas vitimadas por policiais no exercício da profissão.

Os interessados podem acessar o documento no site da entidade (Fonte: Governo do Estado de Pernambuco)