Comenda Osvaldo de Souza Coelho foi entregue pela primeira vez em Petrolina

0

A Associação dos Engenheiros e Engenheiras de Petrolina (ASSEA) realizou na quinta-feira a primeira entrega da Comenda Mérito Osvaldo de Souza Coelho a 12 profissionais que desempenharam um papel fundamental na transformação da região do Vale do São Francisco. O evento homenageou engenheiros, agrônomos e outros profissionais que contribuíram para o desenvolvimento da agricultura e fruticultura irrigada na região, transformando-a em um polo de destaque no país.

A comenda, batizada em homenagem ao saudoso deputado Osvaldo Coelho, foi entregue a esses profissionais em um evento que reuniu homenageados, familiares, imprensa e convidados na sede da ASSEA, localizada na Vila Mocó, em Petrolina.

A jornalista Cristina França conversou com algumas das personalidades presentes no evento. Roberto Aquino, responsável por entregar a comenda, destacou a importância da premiação, que se tornará um evento anual para reconhecer profissionais dedicados ao agronegócio.

“A data de hoje na região de hoje, ela realmente é histórica, é um marco na nossa Associação. Porque está sendo instituída uma comenda que leva o nome de um ilustre sertanejo que é o Doutor Osvaldo Souza Coelho e essa comenda reverência exatamente a sua história, Tudo que ele fez foi pelo agronegócio, que ele fez perímetros irrigados porque ele veio pela educação. Ele conseguia se fazer pequeno para ser grande. Ele conseguiu atender os anseios do povo com simplicidade, mesmo com sua grandeza ele conseguiu ser o homem simples que sempre foi”, afirmou Aquino. 

Em suas palavras, Roberta Menezes, engenheira civil, enfatizou o compromisso de Petrolina em apoiar e prestigiar os profissionais da área, salientando a importância da engenharia para o crescimento da cidade. “É Petrolina essa comenda para uma cidade que exporta graças a quem há um trabalho múltiplo de todas as engenharias, então assim Petrolina é uma cidade muito bacana tem prestigiados os profissionais têm dado apoio e só tende a crescer com esse compromisso do nosso engenheiro. Nesse momento já parabenizo os profissionais que são Associados porque 33 anos, não são 33 dias,num conselho que existe há 89 anos. Ele tem 89 anos e a gente precisa de muito mais apoio do Sistema para os profissionais da Assea e para os profissionais de Pernambuco”, defendeu Roberta. 

A Diretora da Tv Grande Rio, Patrícia Coelho, representando a família Osvaldo Coelho, expressou sua gratidão pela homenagem e reconhecimento à contribuição de seu pai para a região. Ela destacou o esforço e dedicação de Osvaldo Coelho em transformar a agricultura na região.

“Osvaldo Coelho, meu pai foi quem sonhou com todos esses canais ligados a toda essa irrigação e eu acho que é uma verdade muito justa uma honra muito parecida, minha família, está muito feliz, eu já disse eu mais ainda e acompanhei ele todo esse processo. Durante 30 anos viajamos o mundo inteiro Europa, Estados Unidos, Israel, Japão fomos à China buscar o modelo de assentamento de pequenos agricultores que a ideia era primeiro assentamento de pequenos agricultores de empresas de médio e depois de grandes”, relembrou Patrícia Coelho. 

Por fim, o ex-prefeito de Lagoa Grande, Jorge Garziera, ressaltou a influência de Osvaldo Coelho em sua entrada na vida política e a importância de cuidar das pessoas e do desenvolvimento da região. “Ele me ajudou a entrar na vida política, teria que correr, teria que ir atrás de que buscar teria que participar do processo tinha que ser político e foi uma das razões maiores de ter entrado na vida pública. Participamos ativamente no processo de tal forma que a gente consiga além de empresários também criar  as estruturas necessárias para o desenvolvimento e principalmente cuidar das pessoa” 

O evento marcou um momento histórico na ASSEA, celebrando o legado e a dedicação desses profissionais ao progresso do Vale do São Francisco.