Com risco de não ser aprovado, projeto do fim das faixas salariais da PM é retirado da pauta

0

Em meio ao forte risco de não ser aprovado, o projeto de lei que propõe o fim das faixas salariais dos praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar não foi votado, nesta terça-feira (26), pelos deputados da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). A decisão de retirar o projeto da pauta foi do governo de Pernambuco. 

Promessa de campanha da governadora Raquel Lyra, o cronograma do fim das faixas salariais foi anunciado no começo do mês de março. A ideia é dar início ao processo em junho deste ano, com promessa de conclusão em junho de 2026.

Mas há uma insatisfação da categoria e críticas dos deputados de oposição, que entendem que essa reestruturação deveria ser feita ainda em 2024. 

Antes do início da votação que estava prevista, um grupo de policiais e bombeiros militares permaneceu em frente à sede da Alepe como forma de demonstrar insatisfação e pressionar os deputados estaduais a votarem contra o projeto de lei.

A maioria dos parlamentares que fazem parte da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça, inclusive, é contrária. A votação foi adiada para a próxima terça-feira. Em caso de aprovação, o projeto segue para análise das outras comissões antes de ir para plenário. 

O governo Raquel Lyra ainda não se pronunciou sobre a decisão de retirar o projeto da pauta. 

Em nota a Associação de Cabos e Soldados (ACS-PE) reforçou que o projeto não atende às necessidades da categoria.

“Por isso pedimos que o projeto seja revisto pelo Executivo, haja vista não atender os nossos anseios. É preciso uma abertura de diálogo franco e construtivo para encontrar soluções que beneficiem a todos”, disse o texto. 

Fonte: JC