Com previsão de mais chuvas, prefeitura de Petrolina intensifica ações em áreas alagadas

(Foto: Divulgação)

O dia começou bem diferente do que é de costume no sertão pernambucano, o céu claro com sol forte e ardente, deu lugar ao cinza da chuva que cai desde a madrugada desta sexta-feira (23). As equipes da Prefeitura de Petrolina estão em campo desde as primeiras horas da manhã, avaliando e encaminhando máquinas e trabalhadores, em locais com pontos mais críticos de alagamento. 

A chuva forte começou por volta das 3h e, até o momento, há registros de ter chovido entre 48 e 89 milímetros na área urbana, sendo a zona oeste do município a mais afetada. Os principais pontos afetados pela água foram os bairros Henrique Leite, Antônio Cassimiro, São Gonçalo, Loteamento Recife, Dom Avelar, Pedro Raimundo, João de Deus, Jardim Petrópolis e Vale do Grande Rio. Em todos esses locais, a prefeitura já encaminhou frentes emergenciais de trabalho. 

A Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) faz cotidianamente a limpeza de canais e grelhas. Para minimizar os transtornos das chuvas desta noite, a prefeitura mobilizou técnicos com máquinas e diversas equipes para realizar monitoramento, serviços de desobstrução, drenagem, retirada de lixo e areia dos canais, entre outras medidas. As equipes seguirão o trabalho enquanto houver necessidade. 

Além dos serviços emergenciais, a prefeitura iniciará na próxima semana, o projeto de macrodrenagem que irá solucionar o problema na cidade. A empresa, que será contratada, ficará responsável por desenvolver estudos das bacias hídricas existentes no município e elaborar um plano de ações que contemple o escoamento das águas da chuva. 

A previsão é de sol com algumas nuvens e chuvas esparsas durante o dia a noite em todo  final de semana. Até o momento, não houve registro de desabrigados no município. As equipes seguirão em estado de alerta nos bairros ao longo do dia. Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 153.

Compartilhe:

Ouça nosso podcast: