Codevasf comemora Dia Mundial da Água com peixamento de 150 mil alevinos no Rio São Francisco

0

Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Bebedouro chegará à marca de 1 milhão de alevinos produzidos no mês de março

Indispensável para a manutenção da vida na Terra, a água tem data oficial comemorada em todo mundo. A celebração de 22 de março pretende sensibilizar sociedade e agentes públicos para o melhor gerenciamento dos recursos hídricos. Na próxima sexta-feira (22), a partir das 8h30, a Codevasf entra nessa comemoração realizando um peixamento no Rio São Francisco, o maior já realizado pela 3ª Superintendência Regional da Companhia, com sede em Petrolina (PE). Serão 150 mil alevinos das espécies: piau, pacamã e curimatã, nativas da bacia hidrográfica. O evento será realizado na Orla Fluvial de Petrolina e integra as comemorações dos 50 anos da Codevasf.

A 3⁠ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realiza ações de repovoamento da ictiofauna do Rio São Francisco, por meio do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Bebedouro. A construção das grandes barragens altera o fluxo normal dos rios com barreiras físicas que dificultam a piracema (processo em que os peixes nadam contra a corrente para procurar locais adequados para reprodução).

“Quando a gente faz peixamentos com espécies que estão com a sua reprodução reduzida estamos mantendo a fauna nativa do Rio São Francisco. Isso faz com que essas espécies não entrem em extinção”, explica Rozzano Cavalcanti, engenheiro de pesca e chefe do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Bebedouro. Os peixamentos também são responsáveis por proporcionar renda e segurança alimentar para famílias de pescadores.

“A revitalização da ictiofauna tem importância. Além de promover a saúde das bacias atendidas, trazemos também o cuidado com o meio ambiente. Com isso proporcionamos um rio saudável e garantimos emprego, renda e segurança alimentar das comunidades ribeirinhas”, destaca Edilazio Wanderley, superintendente da 3⁠ª Superintendência Regional da Codevasf.

Investimentos

Referência na produção de alevinos e responsável pelo repovoamento do Rio São Francisco, o Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Bebedouro passará por reforma. O investimento de aproximadamente R$ 1 milhão permitirá que a Codevasf mantenha o trabalho realizado no espaço, garantindo a renda dos pescadores da região e a segurança alimentar de suas famílias.

Serviço:

Evento: Codevasf celebra o Dia Mundial da Água
Local: Orla fluvial de Petrolina, ao lado da Haus Bier
Data: 22/03, sexta-feira
Horário: 8h30