Chuvas em Petrolina: Transtornos com alagamentos, esgotos estourados e carro em buraco

0

A forte chuva que atingiu Petrolina nesta quinta-feira (4) causou diversos transtornos à população. A cidade amanheceu com vários pontos de alagamentos, casas invadidas pela água e até mesmo um carro que caiu em um buraco.

Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), o volume de chuva nas últimas 24 horas foi de 108,20mm, superando a meta para todo o mês de abril.

Esgotos estouram e pioram a situação

Moradores de diversos bairros registraram imagens e vídeos da água invadindo suas casas, em alguns casos misturada com esgoto.

No bairro Fernando Idalino, Wagner Souza filmou o momento em que a água suja entra em sua residência. Já no João de Deus, Ana Cleide Conceição relatou que desde as 4 da manhã lutava contra a água que insistia em voltar, mesmo após seus esforços para retirá-la.

Carro cai em buraco

Outro problema causado pelas chuvas foi o desabamento de parte da via no canal entre os bairros Pedro Raimundo e Vale do Grande Rio. Um carro caiu no buraco que se formou, ilustrando o perigo da situação.

Prefeitura em alerta e medidas emergenciais

O coordenador de Comunicação da Prefeitura, Junior Vilela, destacou que o volume de chuva superou a meta anual para abril em apenas uma noite e madrugada. Ele alertou a população para evitar sair de casa e redobrar o cuidado no trânsito, além de acionar a Defesa Civil pelo número 153.

O prefeito da cidade, que retornou de viagem, cancelou o evento “Bora Petrolina” devido à chuva e está reunido em um comitê de crise com secretários de diversas áreas para discutir medidas emergenciais.

“A forte chuva, que caiu sem parar, dificultou o escoamento da água, o que contribuiu para os alagamentos em diversos pontos da cidade. Com isso, a Defesa Civil pede que a população fique atenta aos alertas e tome precauções para evitar transtornos”, reforçou Junior Vilela.

INMET publica aviso iniciando em: 04/04/2024 10:00. Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.