Chegada de gás natural em Petrolina promete ser alternativa mais econômica para veículos e empresas

0
Foto: Karem Moraes / Nossa Voz

Petrolina presenciou, nesta quinta-feira (21), a inauguração da rede local de distribuição de Gás Natural Liquefeito (GNL) da Companhia Pernambucana de Gás Natural (Copergás), em parceria com a empresa norte-americana New Fortress Energy , instalada no Distrito Industrial da cidade. O gás natural promete ser uma alternativa mais econômica e sustentável à gasolina e ao álcool, que têm sofrido aumentos sucessivos de preço.

O presidente da Copergás, André Campos, destacou que a vinda do gás natural para Petrolina é um momento importante para a história e desenvolvimento da cidade. “Nós estamos no dia de hoje fazendo história. Petrolina é uma cidade pujante, que entusiasma o povo pernambucano. Para nós é um motivo de muito orgulho tirar do papel um projeto que é pioneiro no país e que já está servindo para outras empresas semelhantes de outros estados”, afirma.

Campos explicou ainda que o gás natural poderá ser utilizado para atender empresas, postos de combustíveis e residências. “Já temos algumas empresas que estamos atendendo e já há um posto de gasolina que irá iniciar as atividades em dezembro e vai entrar em operação com o mesmo preço do Recife (em torno de R$ 3,80 por m³). Em Petrolina, paga-se talvez a gasolina mais cara do Estado, e, com o gás natural paga-se 40% do valor gasto em combustível”, o motorista de táxi, de aplicativo, que não converter o seu carro a gás vai estar “morto” na parada. A segunda etapa que terá 30 km de extensão, chegará à Orla de Petrolina, Centro histórico, em seguida ao Aeroporto, e atenderá residências, novas empresas, veículos e indústrias”, esclarece.

Foto: Karem Moraes/ Nossa Voz

O diretor técnico- comercial da Copergás, Fabrício Bomtempo, informou que o investimento para conversão de um veículo para o uso de gás fica em torno de R$ 5 mil reais e pode ser financiado. “O investimento é em torno de quatro a cinco mil reais, utilizando um kit novo, credenciado, é importante que se busquem as oficinas credenciadas junto a Inmetro. É importante observar que o valor pode ser financiado em 24 parcelas, ou seja, pode ser pago com o que se economiza de combustível, então, quando chegar a fim destas parcelas, o investimento já vai ter sido pago”, explica.

Uma das maiores entusiastas para que o gás natural chegasse a Petrolina, a deputada estadual Dulci Amorim (PT), falou da satisfação de ver que agora a cidade contará com uma opção mais econômica e menos agressiva ao meio ambiente. “Pra gente é uma satisfação receber hoje aqui. Além da diminuição do valor gasto em combustível em 40%, teremos o prazer de dizer que o nosso meio-ambiente também vai estar sendo cuidado através de uma menor emissão de gases poluentes. É um grande avanço e queremos aproveitar aqui para pedir que a oferta de gás chegue a Arcoverde, Ibimirim, Salgueiro e outros municípios naquele trecho, para que quem venha do Recife, por exemplo, tenha esse benefício assegurado em vários municípios”, pontuou Dulci.

O evento contou ainda com a participação do Secretário de Desenvolvimento Econômico de Petrolina, representando o prefeito Miguel Coelho, Jorge Assunção; o vice-presidente da New Fortress, Marcelo Rodrigues; Diretor-geral da New Fortress, Celso Silva; do deputado federal Gonzaga Patriota, além da equipe técnica da Copergás, autoridades e empresários.