Cartão alimentação: A demora na entrega é uma questão burocrática, diz secretária de Petrolina

0
Segundo a executiva, o cartão está sendo aceito por vários estabelecimentos, desde os mercadinhos, como em grandes redes. (Foto: Ascom/ PMP)

O Nossa Voz tem recebido, ao longo da semana vários questionamentos dos ouvintes sobre o Vale Alimentação Estudantil da Rede Municipal de Petrolina. Nesta quarta-feira (26), a secretária executiva, Georgia Mourão falou sobre a entrega dos cartões atendendo aos questionamentos da pasta. De acordo com a gestora, a entrega já começou. “A entrega dos cartões alimentação começam hoje (26) em todas as unidades escolares do nova semente, creches e escolas municipais e seguem até sexta-feira (28)”.

O Vale Alimentação Estudantil (VAE), foi sancionado pelo prefeito Miguel Coelho em decorrência da pandemia da covid-19. A lei destinada à transferência na renda municipal na rede municipal, foi uma transição em substituição aos kits alimentares, com um valor mensal de R$ 50, pagos através de cartão magnético entregue aos pais ou responsáveis

Atrasos na entrega

Segundo Georgia, os cartões passam por um processo burocrático e esse fator impactou na entrega. “Os cartões tem um processo demorado, exige uma série de normas, aprovação da Lei por nunca ter sido utilizado em Petrolina. Deste modo, tem que ir para a Câmara para ser aprovado. É um processo lento e dificultou ainda mais pela pandemia. A questão foi essa, burocracia”.

Famílias contempladas

“O cartão não é entregue por família e sim por cada responsável pelo aluno, ou seja, se a pessoa tem cinco filhos é entregue um só cartão, o valor da carga é crédito para aquele responsável. Se o responsável tem 02 filhos são dois créditos por cartão”, contou Mourão.

Questionamentos dos pais/ reponsavéis

O pai, Maurício da Mota, morador do N10, disse que há quatro meses seus filhos não receberam o auxílio. “O último kit foi entregue em maio, terminamos dia 21. Com relação a verba do governo federal, esse recurso não pode ser utilizado no cartão. (…) Esse recurso só em alimentação. Em Petrolina, temos mais de 26 mil responsáveis com apenas um filho; em torno de 9 mil com dois filhos; 2.300 responsáveis com três filhos; 500 com quatro filhos; 120 que tem cinco filhos, 30 que tem seis filhos e 11 que tem mais de seis filhos. Cada responsável receberá R$ 50 reais para cada filho devidamente matriculado na rede municipal”, falou.

Já para Neuma Maria, moradora do bairro Vila Eduardo, a neta devidamente matriculada, nunca recebeu o benefício.”O registro que temos é que todas as crianças que não estão devidamente matriculados, ficam bloqueados, mas se sua neta estiver matriculada entregamos o kit. Basta procurar a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEDUCE)”, relatou .

Morador do Vila Nova I, Alessandro Ribeiro, conta que foram entregues 02 kits alimentação e quis saber se os três filhos vão receber o mesmo valor no cartão. “O responsável vai receber apenas um cartão que vem vinculado ao CPF do mesmo, que é aquele (a) que efetuou a matrícula. Na maioria das vezes é a mãe. Temos mais de 49 mil mães que são responsáveis pelos alunos”, destacou.

Documentação necessária

Portanto, a secretária executiva alertou que o responsável deve levar o documento original com foto e uma cópia do documento para o recebimento do cartão. “Ninguém pode receber, só a pessoa responsável pelo aluno. Acima de tudo, o cartão vem sem crédito como forma de segurança e evitar riscos, ele vem bloqueado. Eles serão entregues na sexta, na segunda (31) vamos recolher os que não foram entregues e conferidos, em seguida serão bloqueados”, esclareceu.

Orientações de como receber o cartão alimentação

Na ocasião, a secretária executiva, Georgia Mourão ainda, relatou que os gestores estarão orientando para quem não puder ir pegar o cartão até sexta (28), compareça na SEDUCE, no Centro de Convenções, localizada ao lado do shopping, para que possa pegar o cartão. Os mesmos ficarão disponíveis por um prazo de 60 dias a contar de hoje. (Por: Iara Bispo/ Nossa Voz)