Capacitação aos médicos da atenção básica de Petrolina busca aprimorar atendimento de síndromes respiratórias

0

Médicos da atenção básica de Petrolina participam nesta quinta-feira (25) de uma capacitação sobre síndromes respiratórias. A iniciativa, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, visa fortalecer e qualificar o atendimento prestado nas unidades básicas de saúde.

Com o objetivo de aprimorar o cuidado à saúde da população, principalmente no que se refere às síndromes respiratórias em crianças, a capacitação busca atualizar os profissionais sobre as melhores práticas de diagnóstico e tratamento. “Estamos em um período sazonal propenso a infecções respiratórias, e é fundamental evitar que esses casos se agravem, buscando um atendimento precoce nas unidades básicas de saúde”, destaca Fabíola Salvador, diretora de atenção básica da Secretaria Municipal de Saúde.

Para reduzir a demanda no Hospital do Malan para casos mais graves, a Policlínica Municipal terá um pediatra disponível de segunda a sexta-feira, incluindo horário noturno até as 21 horas. “É essencial que os casos menos graves sejam atendidos nas unidades básicas de saúde ou na Policlínica, onde há atendimento especializado com pediatra. Reforçamos a importância de buscar primeiro essas unidades antes de se dirigir ao Hospital do Malan, a fim de otimizar o atendimento e minimizar o impacto das doenças respiratórias, principalmente entre as crianças”, ressalta Fabíola Salvador.

A Secretaria Municipal de Saúde solicita a compreensão da população durante o período de capacitação dos médicos, quando os horários de atendimento nas unidades básicas de saúde podem sofrer alterações. A normalização está prevista para a tarde desta quinta-feira e para os dias subsequentes.