Campanha Natal da Cidade incentiva inclusão social no comércio de Petrolina (PE)

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Instituída há pouco mais de cinco anos, a  lei 13.146/2015 versa sobre a garantia da inclusão social e cidadania das pessoas com deficiência, e busca garantir o exercício de direitos e liberdade deste segmento . No entanto, apesar das determinações constitucionalmente asseguradas, na prática, as barreiras a serem vencidas ainda são muitas . E é justamente com a proposta de contribuir para uma maior conscientização social, que a campanha Natal da Cidade- promovida pelo Sindilojas Petrolina e a CDL – traz na edição deste ano, a temática da inclusão social . 

“A pessoa com deficiência precisa ser enxergada com mais humanidade e acolhimento, ter suas potencialidades reconhecidas. E o segmento empresarial pode ajudar nesta luta, tanto do ponto de vista da absorção do trabalho , quanto no atendimento de qualidade deste público , sem dar espaço para barreiras e discriminações de qualquer tipo “, enfatiza a coordenadora de Marketing do Natal da Cidade, Aline Menezes. 

Além das barreiras físicas , como calçadas irregulares , produtos espalhados por calçadas , ausência de rampas ou elevadores, deficiência na comunicação , dentre outros; as pessoas com deficiência enfrentam ainda as chamadas barreiras atitudinais. 

“Saber receber a pessoa com deficiência é muito importante. O empreendedor deve  planejar a comunicação e o atendimento de sua loja de maneira que possa chegar neste público. Uma consultoria especializada pode ajudar nesse propósito . É importante que as equipes sejam treinadas e estejam preparadas. Não queremos ser vistos com coitadismo e qualificar o atendimento é um caminho necessário. Às vezes o empreendimento não tem uma estrutura física adequada, mas o atendimento se for de qualidade , supera isso”, explica o secretário de Tecnologia e Acesso à Informação da Organização Nacional dos Cegos do Brasil ( ONCB), Milton Carvalho. 

Sobre a contratação de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, Milton Carvalho defende  que o empregador contrate não apenas por uma determinação legal, mas sobretudo, por acreditar no potencial da pessoa. “É preciso que o setor de RH de uma empresa enxergue a pessoa antes mesmo de avaliar a deficiência. Todos nós temos potencialidades e também deficiências . É o olhar humano e o acolhimento que fazem a diferença. Apesar dos avanços, ainda temos barreiras atitudinais . É um longo caminho a ser percorrido para que tenhamos a inclusão real das pessoas com deficiência. O suporte de uma campanha como essa ajuda bastante nesta luta”, avalia. 

Se você quer saber como seu empreendimento pode facilitar a inclusão das pessoas com deficiência, acesse a Lei 13.146/2015. 
Abaixo, algumas dicas que podem ser úteis no atendimento:

  • Tenha clareza na hora de se comunicar 
  • Ao receber uma pessoa com deficiência, pergunte em que ela pode ser auxiliada e como quer ser atendida 
  • Os cães-guia são treinados para auxiliar pessoas com deficiência visual. Eles têm livre acesso nos estabelecimentos e, ao avista-los , lembre- se que estão trabalhando. Ou seja : não os distraia 
  • Não trate as pessoas com deficiência como incapazes. Seja paciente