Campanha da Fraternidade: “Um convite a relembrarmos a nossa finita condição dependente de Deus”, destaca Padre Carlos Junior em quaresma

0
Missa de Cinzas na Igreja Matriz, Centro de Petrolina. Foto: Moacir Santana

Fieis lotaram na manhã de hoje (22) a missa de Quarta-feira de Cinzas na Igreja Matriz, no Centro de Petrolina, celebrada pelo Monsenhor Milton Porfírio.

Seis celebrações marcam o início da quaresma e da Campanha da Fraternidade na Diocese de Petrolina nesta quarta. Às 7h30 com missa na Igreja Matriz, às 9h, às 10h30, às 17h e às 19h30 as missas são na Igreja Catedral, e às 19h30 na igreja do Bairro São José.

“Nós vamos fazendo aquela recordação tão importante, tão necessária, ‘lembra-te que és pó e para o pó haverás de voltar’. A quaresma é um convite a relembrarmos a nossa finita condição dependente de Deus, que carece cada vez mais de deixar-se plasmar pela presença dele, pela ação dele, para dele receber a salvação que nos é oferecida como dom e presente no seu filho Jesus Cristo”, disse o vigário da Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Anjos, Padre Carlos Júnior.

“Cada ano a Campanha da Fraternidade, alinhada à Penitência da Quaresma, convida-nos a uma reflexão acerca de algum tema de relevância social, para o qual nós somos chamados também à conversão, e este ano o tema da fome, que assola o mundo, que tantas vezes passa tão perto de nós e que é despercebido, seja pelas pessoas que não tem o que comer,  seja pelas pessoas que não têm o necessário para uma alimentação digna, mas também apontar para o desperdício que tantas vezes ronda as nossas mesas, os ambientes que nós vivemos, e um tema talvez, mais importante do que a fome material, a fome de Deus que o ser humano tem. Jesus nos recorda tão bem nas tentações no Deserto, o homem não vive somente de pão, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus, então nós queremos ver, julgar e agir em tudo isto a partir do Evangelho, a partir da palavra de Jesus, que vai iluminando o nosso caminho para que nós possamos propor itinerários de mudança de vida”.

A preocupação com o próximo também é lembrada nesta campanha. “Nós temos que pensar sempre a vida humana sobre a dimensão da comunidade. Eu não sou um eu sozinho no mundo, nós vivemos como irmãos. Deus fez de nós uma grande família e é esta família que nós somos chamados a amar, a cuidar, e a proteger, buscando cada vez mais mecanismos para que todos possam ter a dignidade necessária e justa que reconhece e valoriza aquilo que cada um tem e precisa para ser o que é filho, filha amado e amada de Deus”, destacou o padre Carlos.

Nesta quaresma, o vigário faz o convite para a vida no evangelho.  “A conversão é um processo diário e a igreja, ao propor um caminho de 40 dias, ela quer justamente fazer-nos morrer para o pecado e ressurgir com Cristo para uma vida nova, procurando mortificar o nosso corpo para nos plenificarmos da Graça de Deus, com Cristo caminharmos carregando a nossa Cruz, para com ele chegarmos também à ressurreição, à vida, ao céu que é a meta de todo Cristão. A meta do cristão não é viver para sempre aqui na terra, mas é viver para sempre com Deus, e a quaresma quer ajudar a vislumbrarmos com mais intensidade este horizonte do céu, que é a certeza de vivermos eternamente na presença do nosso altíssimo pai”.

Programação da Diocese de Juazeiro

Em Juazeiro (BA), a cerimônia de apresentação da Campanha da Fraternidade ocorre na Catedra-Santuário Nossa Senhora das Grotas com a presença de Dom Beto Breis, Bispo Diocesano da cidade, do padre Jodean Amancio,  Pároco da Catedral, Marina Rocha da Comissão Pastoral da Terra e Fernanda Lins da Pastoral da Mulher.