Câmara se pronuncia sobre ataque à imprensa, Wenderson se desculpa, mas não recua: “Tem momentos que aqui se torna um circo”

0

Após a repercussão negativa do discurso exaltado do vereador Wenderson Batista, feito na sessão da última terça-feira (19) onde proferiu ofensas a um profissional da imprensa petrolinense, o vice-presidente da mesa diretora da Câmara de Petrolina, Manoel da Acosap, falou sobre a postura que será adotada na condução das reuniões na Casa Plínio Amorim. 

Segundo Manoel, os parlamentares precisam se ater ao Regimento Interno da Câmara e evitar fugir do tema relativo à defesa dos seus requerimentos e indicações. Ele ainda considerou que a atitude de Batista respingou em toda a Casa, lamentando a situação. “O vereador que sair da linha da indicação e do requerimento, terá seu microfone desligado na mesa de som. Quer falar sobre outro assunto, grave um vídeo no plenário e solte nas suas redes sociais. Quer fazer algum discurso que não está na pauta do Poder Legislativo, grava um vídeo em qualquer local, na Praça da Igreja Matriz, na beira no rio, e coloca na sua rede social e fica a matéria vinculada ao vereador e a polêmica de quem a pessoa levantou, o alvo que ele queira alcançar”.

 Outros vereadores se posicionaram sobre o assunto, a exemplo dos outros integrantes da mesa Rodrigo Araújo e Gaturiano Pires. O presidente da Comissão de Ética, Ruy Wanderley, convocou uma reunião para analisar a conduta de Batista. Ronaldo Silva parabenizou a iniciativa, mas deixou claro que deixaria de fazer suas críticas contundentes. Samara da Visão apontou equívocos no ataque à imprensa, defendendo a atuação dos profissionais da comunicação, assim como a vereadora Lucinha Mota. 

Atento aos discursos do colega, Wenderson Batista se pronunciou sobre o episódio. Ele negou ter citado o comunicador, Wanderley Alves, a quem todos interpretaram que as críticas eram direcionadas e chegou a se desculpar com a população que sentiu-se agredida com suas palavras, assim como com seus familiares, amigos e eleitores. “Interessante que a comunicação todinha se uniu. Eu rogo a Deus que ela siga sempre unida e faça o papel dela imparcial, para o bem da sociedade. (….) Quero pedir sinceras desculpas para a sociedade petrolinense, aos meus amigos, à minha esposa que sofre, meus filhos, aos meus eleitores e toda a sociedade petrolinense que, de alguma forma, tenha se ofendido pelos excessos das minhas palavras. Reconheço, sou homem o suficiente para reconhecer que me excedi e pedir desculpas”.

Porém, ele apontou que os colegas estariam procedendo desta forma, por se tratar de um ano eleitoral. “Eu sei que muitos aqui estão preocupados porque é ano de eleição. E é por que é um ano de eleição que eu vou ser desmoralizado? É por que é ano de eleição que todos aqui vão baixar a cabeça? Baixem as cabeças, sejam covardes, façam com que esse parlamento vá de água abaixo. Vocês estão preocupados com o mandato de vocês. eu também estou preocupado com o meu mandato, mas não é porque estou num ano de eleição que eu vou me acovardar, eu vou assistir um teatro. Aqui dentro, tem momentos, que eu concordo com o que eles falam lá fora, aqui se torna um circo, porque aparece palhaço de toda a magnitude. Aparece gente que já foi preso, que já levou tapa no pé de ouvido de deputado, aqui aparece de tudo”, disparou. 

Em resposta, o vereador Gilmar Santos convocou a Comissão de Ética a agir em relação ao discurso feito por Wenderson na última terça e repudiou a atitude do colega. “Além do ataque, se a gente vai conferir, há uma série de preconceitos, inclusive contra pessoas com deficiência.  Então, membros da comissão de ética, o código de ética é bastante explícito sobre a responsabilidade que os vereadores têm para não reproduzir nessa Casa nas suas falas, o racismo, o ataque à dignidade das mulheres, ataque à dignidade das pessoas com deficiência, ataque à democracia, à população LGBT. Então, esse tipo de comportamento tem que ser repudiado com coragem e quem tiver compromisso com a população e com a democracia não vai se omitir, não vai se acovardar, não vai se calar”.  

O presidente da mesa, Aero Cruz, além de se desculpar com a população pelo episódio, aconselhou que os vereadores ponderassem sobre seus discursos, assim como a imprensa também deve ter mais atenção quando se referir à Câmara, promovendo, o respeito mútuo.

Após todos os discursos, ficou acordado que a Comissão de Ética vai se reunir com os demais parlamentares para uma análise mais profunda sobre essa situação.