Câmara de Cabrobó aprova moção de repúdio contra atos racistas sofrido por Vini Júnior

0

Os atos racistas sofridos pelo jogador Vinícius Júnior durante a partida entre Valencia x Real Madrid, pela Liga Espanhola de Futebol no último, final de semana, foi um dos temas abordados durante a Sessão da Câmara de Vereadores de Cabrobó, na última segunda-feira (22).

Quem tomou a iniciativa de expressar indignação pela atitude dos torcedores do Valencia foi o presidente da Casa Legislativa, o vereador Paulo Gonçalves (PDT). O parlamentar foi autor de moção de repúdio contra os atos racistas sofridos pelo jogador brasileiro.

“Quando a gente vê esse tipo de atitude ainda acontecer no mundo. E o pior não é só pessoas tratarem o outro, julgarem o outro ou tratarem mal o outro pela cor da pele. Pela diferença entre as pessoas. Então, isso é o maior absurdo do mundo. Isso é uma coisa que a gente não estava mais acostumado a ver. Pelo menos aqui, perto da gente. Pelo menos dessa forma não.Tão claro assim não. A gente sabe que é uma coisa que nós precisamos combater diariamente. Não podemos aceitar de forma nenhuma esse absurdo. Então, a Câmara do Cabrobó hoje deu um grande exemplo com a nota de repúdio a todo esse povo. Todo esse povo desumano. Uma vergonha o que foi feito com um jogador brasileiro no estádio de futebol. Então, nós não podemos admitir isso em hipótese nenhuma. E é preciso que fique muito clara as nossas posições. Então, nossa posição hoje foi de muita clareza, de repúdio. Uma vergonha, tá certo? Muito desumano isso. E nós não podemos de forma nenhuma passar a mão na cabeça dessas pessoas. É preciso que fique muito clara nossa posição, nossa defesa de igualdade e de respeito ao outro”, defendeu Paulo Gonçalves.

Ex-jogador da Seleção de Futsal de Cabrobó, o vereador Tinanan (PDT), também expressou repúdio pela atitude dos torcedores, no entanto argumentou que os companheiros de clube também deveriam tomar uma atitude.

“Eu acho que já chegou a hora de dar um basta nessas questões de racismo. Eu só não entendo o tanto que o Vinícius tem sofrido já. Será que não tem racismo dentro do Real Madrid? Eu não entendo o quanto o cara tá sofrendo ali dentro do Real Madrid. E eu acho que a posição do Real Madrid naquele momento ali era ter tirado o time de campo. Porque isso ia chamar a atenção. E não faz. E aí o Vinícius leva meio mundo de nome, ofendendo o cara. O cara teve que ser expulso, saiu lá praticamente chorando de novo. Já perdeu as contas e isso ninguém toma atitude. A gente tá daqui, a gente sabe que é milhares de quilômetros, mas a gente tá aqui fazendo a nossa parte. Que todo quebra -boas também, todo brasileiro que faça. Faça esse desabafo, essa questão que já tá passando do limite, essa questão que vem fazendo com o Vinícius. E a gente aqui em Cabrobó fez a nossa parte. Esperamos que todos façam, que o Real Madrid faça, que a Federação Espanhola faça alguma coisa” criticou o vereador Tinanan (PDT).

Já o vereador Júnior Nogueira (Avante), destacou a crueldade dos atos racistas , classificando-os como cruéis. O parlamentar também destacou que o jogador do Real Madrid, tem uma relação com Cabrobó, já que o Instituto Vini Junior, contemplou uma escola pública da cidade com um Centro Tecnológico de Base.

“Em pleno século XXI ainda temos que ver esse tipo de atitude imbecil de pessoas que infelizmente se acham melhor do que os outros por conta da cor da pele, sendo que todos nós somos filhos de Deus, somos todos iguais. A própria Bíblia fala sobre isso, que do pó viemos, do pó nós voltaremos. Então por questão financeira, por questão de cor, por questão de classe social, não podemos colocar isso em mesa de maneira nenhuma porque somos seres humanos e imagem de Deus. Então a gente tem que realmente combater esse tipo de coisa, de não aceitar. E no início de junho já tem, podemos dizer que o serviço prestado em Cabrobó instalando o Centro Tecnológico de Base através do instituto Vini Junior. Então a Escola Evandro foi contemplada, mas devido não dispor de aulas de alunos de 1º a 5º ano, foi passada para a Escola Brígida de Alencar, mas em outra oportunidade eles estão aguardando também a Escola Evandro de receber o segundo projeto, que a escola seja o piloto no segundo projeto. Então é importante que a gente tenha esse conhecimento de que hoje a Câmara se solidariza com o jogador Vinícius Júnior, tanto pelo que ele passou, como também pela ação que ele já tem do Cabrobó”.

A moção de repúdio contra os atos racistas, dos torcedores do Valencia da Espanha, foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara de Cabrobó.