Câmara aprova crédito especial para reforma do Centro de Convenções de Petrolina

0

Com 17 votos a favor, a Câmara de Vereadores aprovou nesta terça-feira (09) o Projeto de Lei nº 010/2020, de autoria do Executivo Municipal. O PL autoriza a gestão a abrir crédito especial junto ao orçamento municipal deste ano no valor de R$ 120 mil. A finalidade é reformar e ampliar o Centro de Convenções do Município. O debate sobre essa proposta iniciou quando já passavam de três horas da sessão virtual, mas quem pensou que o cansaço tirou dos parlamentares a disposição para o embate, está enganado.

Em meio aos discursos de ataque e defesa sobre reforma do Centro de Convenções e adequação de área para implantação do Teatro Municipal, os vereadores Gilmar Santos e Cristina Costa optaram pela abstenção. Ambos militam em defesa da cultura, mas reforçaram que diante das sérias dificuldades financeiras da população e da classe artística, esse não seria o momento para implementar tal equipamento.

Em contrapartida, o vereador Alvorlande Cruz questionou a negativa da oposição em apoiar o projeto, já que seus integrantes sempre defenderam a cultura. Maria Elena, que chegou a taxar de chanchada o discurso de alguns oposicionistas, comemorou o que considerou um avanço nas ações de incentivo à classe artística.

Já para o líder da oposição, Paulo Valgueiro, o grupo do senador Fernando Bezerra Coelho não merecia uma nova oportunidade de angariar recursos para a construção de um teatro em Petrolina. Segundo Valgueiro, quando foi prefeito da cidade, o senador chegou a cavar a fundação do equipamento e nada foi concretizado. Gabriel Menezes voltou a sugerir que os R$ 30 milhões repassados pelo Ministério do Turismo para tal obra, fossem utilizados em melhorias de infraestrutura da cidade, principalmente no interior do município.

A surpresa ficou por conta do integrante da bancada de oposição, Elismar Gonçalves, que não seguiu os aliados e votou a favor da proposta do executivo.

Por fim, o vereador Aero Cruz, reforçou que o dinheiro utilizado na obra não será retirado de nenhuma pasta essencial, como saúde ou infraestrutura. De acordo com o líder da situação, trata-se de um valor a mais conquistado com o prestígio do líder do governo Bolsonaro na Explanada dos Ministérios.

Sendo assim, a proposta foi aprovada por 17 votos a favor, dois contrários e duas abstenções.