Cabrobó sedia IV Seminário e II Fórum Pernambucano de Arborização Urbana

0

A cidade de Cabrobó -PE, sedia nesta quinta (18) e sexta-feira (19) o IV Seminário e II Fórum Pernambucano de Arborização Urbana. Segundo os organizadores o evento é uma oportunidade para profissionais, acadêmicos, gestores públicos e entusiastas do tema se reunirem para compartilhar conhecimento, inspirar ações e fortalecer parcerias em prol da arborização urbana. A intenção é fomentar a qualidade de vida nas cidades através da arborização.

As explanações vão acontecer no auditório Gildenor Eudócio de Araújo Pires na Escola Técnica Estadual Professora Maria Amélia de Freitas Araújo.

Promovido pela Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU) em parceria com a Prefeitura de Cabrobó, o evento conta com o apoio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco – CREA-PE e a Mútua – Assistência dos Profissionais da Engenharia Arquitetura e Agronomia.

Entre as autoridades e especialistas que devem participar do encontro estão Ana Luíza Gonçalves Ferreira da Silva – Secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, Ana Lícia Patriota – Professora Doutora Associada da UFRPE/DCFL e Presidente da SBAU, Anderson Fontes – Diretor de Controle Ambiental da Prefeitura de João Pessoa e Diretor Regional Nordeste da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU), Luciana Bongiovanni Martins Schenk – Prof.ª Dra. no Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP, Ketleen Grala – Bióloga, Secretaria Executiva – Unipampa, Bagé/RS e Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana – SBAU, João Paulo Ferreira – Engenheiro Florestal, Dr. em Ciências Florestais, Analista Ambiental da Prefeitura do Recife, Vice-Diretor de Gestão da SBAU, Prefeito de Cabrobó Galego de Nanai – Prefeito de Petrolina Sinão Durando, George Rodrigues Duarte – Prefeito do Município de Santa Maria da Boa – Elioenai Dias Santos – Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Cabrobó, Ana Cecília Novaes – Engenheira Ambiental. Msc. em Engenharia Civil e Ambiental, Gestora Ambiental da Agência Municipal do Meio Ambiente de Cabrobó.

Ana Cecilia destacou a importância de discutir a arborização das cidades pernambucanas. “Com o novo cenário mundial que tem se instalado, temos percebido com mais frequência esses eventos extremos de calor por exemplo. Então, discutir essa questão da arborização é essencial tanto para mitigar essa problemática, como também para trazer essa questão de conforto bem-estar para a população e aí como entra essa questão da arborização e a sua relação com o bem-estar. Quando a gente tem árvores, consequentemente a gente associa a conforto e não só conforto térmico mas também conforto mental. Você se sente bem quando você está em um ambiente mais arborizado, ele se tornar um ambiente em que a gente tem uma maior imunidade. Então a questão de calor você sente menos, tem menos percepção de calor, além disso a arborização ela auxilia na valorização de imóveis, se você observar eles quando a região é mais arborizada as pessoas têm uma tendência maior a querer realmente se aproximar dessas áreas. Então discutir e debater soluções para cidades mais arborizadas é primordial, pensando em nosso bem estar agora e no futuro” explicou.

Durante o encontro serão debatidos temas como: O Novo Cenário Climático Mundial E A Relevância Da Arborização Para As Cidades, Planejamento E Inclusão Da Arborização Nos Projetos De Infraestrutura E Urbanização Das Cidades, Diversidade De Espécies Florestais Nativas Na Arborização Urbana, Experiências Exitosas Em Educação Ambiental De Municípios De Pequeno E Médio Porte, Viabilidade, Implantação E Gestão De Viveiros Florestais Municipais, Desafios Da Arborização Urbana: Experiência De Cabrobó/Pe, Petrolina/Pe E Santa Maria Da Boa Vista/Pe.