Cabrobó lança Unidade Produtiva de Referência na Piscicultura

0

Com o objetivo de fomentar a piscicultura e desenvolver a cadeia produtiva em Cabrobó (PE) e região, foi lançado nesta quarta-feira (31) o Projeto de Implantação de uma Unidade Produtiva de Referência de Pescados do município. Sediada na empresa Du Peixe Pescados na Fazenda Cachoeirinha, zona rural de Cabrobó, a Unidade Produtiva vai fornecer o suporte necessário para que produtores interessados em trabalhar com a criação de peixes, produzam com a certeza da aquisição de seus produtos pela empresa parceira.

A implantação da Unidade Produtiva de Referência, é uma iniciativa da Secretaria de Agricultura de Cabrobó e da Du Peixe Pescados, com o apoio da Codevasf, Sebrae e Senai.

Após adquirir os peixes, a unidade produtiva instalada na Du Peixe Pescados, vai agregar valor ao produto, através de cortes de várias espécies, filetagem, embalagem a vácuo e outras manipulações que agreguem valor e atendam o mercado consumidor.

Empolgado com o projeto implantado em sua empresa, o piscicultor Eronildo de Araújo, acredita que o projeto será uma grande oportunidade para quem busca uma fonte de renda. “Conversando com alguns produtores, que quando os peixes chegam no momento de vender e eles não têm a quem vender, dialoguei com alguns parceiros para essa proposta e todos acharam muito bom. Nesse caso, eles vão produzir com a certeza de um comprador. O lucro é certo e a venda é garantida, porque vamos comprar toda a produção. Eles só precisam querer trabalhar, porque o mercado e vasto e praticamente sem prejuízo”, explicou.

Segundo o analista do Sebrae, Sebastião Amorim, Cabrobó tem grande potencial para a piscicultura, restando agora alinhar a ponte entre produção e mercado consumidor. “Estamos impressionados com a pujança da piscicultura em Cabrobó. Fizemos um diagnóstico desse potencial, com dados. Isso através de um acordo de cooperação técnica entre a prefeitura e o Sebrae. Existe um bom grupo de piscicultores com uma produção em escala, mas precisamos reverter isso em consumo. Para isso, é realmente importante viabilizar a saída do peixe, não só in natura, mas também beneficiado para agregar valor que possam potencializar ações de inovação, tecnologia e comercialização”, destacou.

De acordo com o prefeito Galego de Nanai, a ideia da criação da unidade produtiva é o início do que deve ser uma política de fomento de diversas atividades geradoras de renda no município. “A ideia do projeto é interligar todos os setores de consultorias, de assessoria e fomento, para estar em uma mesa numa interligação de trabalho. Assim podemos fortalecer experiências produtivas de sucesso, como é o caso da piscicultura Du Peixe Pescados, que já tem uma experiência no mercado. Nós chegamos com toda essa estrutura que vem de órgãos parceiros para fazer com que essa agroindústria cresça e mobilize o mercado”.