Brasil-Rússia: Encontro entre Bolsonaro e Putin é marcado por diálogo amigável, diz presidente;

0

Em conversa que durou quase duas horas com Vladimir Putin, Jair Bolsonaro (PL) afirmou para jornalistas que o diálogo com o presidente da Rússia foi amigável.

Entre as declarações, Bolsonaro afirmou que Putin e ele compartilham de ideologias semelhantes. “Compartilhamos de valores comuns como a crença em Deus e a defesa da família. Também somos solidários a todos aqueles países que querem e se empenham pela paz”, declarou o governante brasileiro.

A viagem foi marcada com o encontro do Conselho Empresarial Brasil-Rússia para discutir assuntos relacionados à exportação de produtos brasileiros e o comércio de fertilizantes para os produtores brasileiros. Segundo Bolsonaro, a Rússia manifesta “muito interesse” no assunto, fato pelo qual ele disse “ser grato ao amigo”.

Vale do São Francisco é representado na Rússia

O presidente da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), Guilherme Coelho, representou a fruticultura nacional no encontro econômico em Moscou. O evento teve como objetivo estreitar laços econômicos e fomentar o comércio.A programação iniciou na terça-feira (15), com uma reunião entre autoridades e empresários dos dois países, como os líderes do Conselho Empresarial Marcos Molina e Andrey Guryev. Também participaram representantes dos setores de produção de proteína animal, lácteos e farmacoquímicos. Nesta quarta-feira (16), aconteceu a reunião mais importante com a presença do presidente Jair Bolsonaro que recebeu um documento, elaborado no encontro anterior, com os pleitos dos empresários.

Guilherme Coelho foi escolhido para falar em nome de todo o agronegócio brasileiro e aproveitou a oportunidade para reivindicar o aumento das exportações dos fertilizantes para o Brasil. ” Os preços aumentaram muito, o que vem prejudicando agricultores de todo o país. A Rússia é a nossa principal exportadora de adubos a base de nitrato de amônia e cloreto de potássio, o aumento da disponibilidade dos produtos no mercado brasileiro, poderá acarretar na queda dos preços.

Fiz questão de ressaltar que isso também interfere na produção de alimentos vendidos para a própria Rússia”, comentou Guilherme Coelho duurante entrevista ao programa Nossa Voz,

Coelho informou que a grande discussão esteve em torno do preço do adubo e a expectativa é de ter resultado positivo. “Minha pauta aqui, é de que a Rússia continue mandando o adubo, o Brasil e a Rússia se complementam, nós mandamos muita proteína animal, soja e milho e eles mandam muito adubos, a gente espera que a viagem seja recheada de sucesso”, contou Guilherme Coelho. Foto: (TV Brasil)