Bolsonaro e Lula falham como cabos eleitorais, aponta Datafolha

0
Fotos: Reprodução/ PR e Agência Brasil
Fotos: Reprodução/ PR e Agência Brasil
(Fotos: Reprodução: PR e Agência Brasil)

esquisa do Datafolha aponta que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o ex-presidente Lula terão peso relativo nas eleições municipais deste ano. Segundo o levantamento, realizado nos dias 5 e 6 de outubro em São Paulo, Rio, Belo Horizonte e Recife, apenas os pernambucanos se mostraram mais suscetíveis àquele que é considerado o grande filho político da terra: o petista Luiz Inácio Lula da Silva.

Lá, onde o Datafolha ouviu 800 pessoas com uma margem de erro de três pontos percentuais, 35% dos moradores votariam num nome indicado pelo líder petista. Outros 41% dizem que nunca votariam.

Segundo análise do jornal Folha de S. Paulo, há um aspecto geracional: enquanto 41% dos mais velhos (acima de 60 anos) votariam num nome de Lula, apenas 22% dos mais jovens (16 a 24 anos) o fariam. Na cidade, a candidata do PT, Marília Arraes, está empatada em segundo lugar com Mendonça Filho (DEM).

Lidera a disputa João Campos (PSB), filho do já morto Eduardo Campos, que é apoiado pelo governador Paulo Câmara, do mesmo partido. Aqui não parece haver correlação direta: 57% dos ouvidos dizem não votar num nome indicado pelo chefe estadual, enquanto 14% afirmam que sim.

Jair Bolsonaro, por sua vez, é também mau cabo eleitoral. No Recife, 63% nunca votariam num nome apoiado por ele, ante 16% que o fariam.

Índices semelhantes se encontram em São Paulo e Rio. Na capital paulista, há uma evolução possível de aferir, dado que as perguntas já haviam sido feitas em 21 e 22 de setembro.

O quadro é de estabilidade. Dos 1.092 entrevistados, 63% não aceitariam uma indicação de Bolsonaro, 54%, de Lula e 60%, do governador João Doria (PSDB).

(Fonte: Bahia.BA)