BC envia ao governo proposta de aumento de 22% a servidores em greve

0
Edifício-Sede do Banco Central em Brasília

O Banco Central (BC) encaminhou, nesta quinta-feira (12/5), ao Ministério da Economia, proposta de reajuste para analistas e técnicos da instituição. A minuta de medida provisória (MP) enviada pela autarquia prevê aumento de 22% aos servidores, bem acima dos 5% prometidos pelo governo federal para todas as categorias do funcionalismo público.

Ponto a ponto de reajustes aos servidores do BC

A proposta, que também conta com pedido de reestruturação das carreiras, ocorre dois dias após os servidores do Banco Central aprovarem a continuidade da greve por tempo indeterminado.

Com adesão majoritária dos funcionários, a greve do Banco Central afeta a divulgação do boletim Focus e outras atividades, como a “assinatura de processos de autorização no sistema financeiro e a realização de eventos e reuniões com o sistema financeiro.”

A paralisação não interfere no funcionamento do Pix, segundo o BC.

Greve

Os servidores cruzaram os braços por 19 dias em abril e aprovaram o retorno da greve no dia 29 do mesmo mês. Também estão parados os funcionários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP), em busca de reajuste salarial e reestruturação de carreiras.

(Metrópole)