Barragem da Barriguda em Araripina corre risco de rompimento

0

O prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel (UB), e a deputada estadual Socorro Pimentel (UB) estiveram, nessa terça-feira (14), no Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). Em reunião com o presidente Joaquim Neto, o prefeito apresentou as condições em que se encontra a barragem da Barriguda, manancial que abastece os distritos de Gergelim e Nascente.

Durante o encontro, articulado pela deputada Socorro Pimentel, foram exibidas imagens aéreas da barragem, que se encontra em completo estado de abandono. O esquecimento por parte do estado e seus representantes na região durante os últimos oito anos tem colocado em risco o abastecimento de água dos dois distritos. Devido ao descaso, o reservatório se encontra com o sangradouro comprometido e em iminência de um rompimento.


“É inadmissível o abandono que o Governo do Estado tratou o povo de Araripina nos últimos oito anos. Em todas as áreas temos sérios problemas para resolver e a questão hídrica é uma delas. Por isto, hoje estivemos no IPA junto com a deputada Socorro Pimentel e o secretário de Desenvolvimento Rural de Araripina, Edésio Medeiros, para mostrar a situação da barragem da
Barriguda e solicitar a intervenção do instituto na recuperação deste manancial”, afirmou o prefeito.


“Infelizmente, a população de Araripina foi bastante penalizada com o descaso da última gestão estadual. A crise hídrica tem gerado transtornos graves no município. Já estivemos na Secretaria de Recursos Hídricos do Estado, na Compesa e agora, no IPA. O nosso objetivo é unir esforços, levantar recursos e garantir que medidas efetivas sejam adotadas para resolver a situação do
abastecimento. Estamos certos de que a nova gestão estadual terá um olhar sensível às dificuldades da nossa região”, disse Socorro Pimentel.

A redação do Blog Nossa Voz entrou em contato com a Secretaria de Agricultura de Pernambuco, que informou em nota:

“O presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Joaquim Neto, informa que tomou conhecimento da situação da barragem da Barriguda, por meio do relato do prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel, quando ele contou que a situação se arrasta há cinco anos.

Estamos tomando as providências para contratação de uma empresa de engenharia a fim de resolver o problema, garantindo a segurança do abastecimento hídrico e evitando possíveis acidentes para a população. Além disso, a equipe técnica do IPA fará uma avaliação nas demais barragens, que estão sob a gerência do órgão, para identificar e resolver possíveis danos”, explicou Joaquim Neto”.

(Matéria atualizada às 09h46 de 16/03/23 para incluir nota da Secretaria de Agricultura)