Banda Filarmônica formada por Garis e Margaridas, faz sucesso em Cabrobó

0

Com o objetivo de promover a oportunidade de descobrir e desenvolver a capacidade artística musical de servidores da limpeza pública urbana de Cabrobó, o Secretário de Infraestrutura Joede Soares, teve a ideia de formar uma Banda Marcial, composta por Garis e Margaridas. A iniciativa inédita no país, a Banda foi o destaque do Desfile Cívico alusivo às celebrações do Aniversário de 95 anos de Cabrobó.

Com 24 integrantes, a Banda Da Infraestrutura iniciou os ensaios no último mês de agosto e realizou sua primeira apresentação pública no último dia 11 de setembro, cerca de 30 dias depois de sua formação. Mesmo com o curto período de ensaios, os agentes de limpeza pública, promoveram uma apresentação que emocionou o público que prestigiou o desfile pelas ruas da cidade.

Segundo o maestro Jeferson Oliveira – popular Camara, foi gratificante ver o rápido progresso dos alunos, já que a maioria nunca havia tido contato com qualquer instrumento. “Eles não sabiam nem o nome do instrumento. Deixei todos à vontade para escolher o que queriam tocar. Para minha surpresa, no segundo dia de ensaios eles da mostravam uma boa cadência e já conseguiam entrar em formação de banda. Ensaiamos uma hora por dia de segunda a sexta e eles foram melhorando a cada dia, até que chegou o desfile do aniversário da cidade. Eles executaram tudo que a gente treinou e no final vinham me abraçar e agradecer. Nos meus mais de 25 anos de carreira foi um dos momentos mais emocionantes “, declarou.

Para o Secretário Joede Soares, a criação da Banda, conseguiu dar a pessoas muitas vezes discriminadas por conta do trabalho que fazem recolhendo lixo, o protagonismo e o destaque que merecem. “Quando pensamos nessa ideia, a intenção foi mostrar o que diferente do que muitos pensam, essas pessoas são muito mais do que meros catadores de lixo. São servidores do município e realizam um trabalho muito importante. São capazes e talentosos e capazes de aprender e realizar qualquer coisa que desejem. Queríamos valorizá-los e promover a autoestima deles. Tudo que aconteceu foi muito emocionante” explicou.

Durante a apresentação da Banda Filarmônica da Infraestrutura de Cabrobó, o prefeito Galego de Nanai, destacou que a criação da banda foi uma forma de cuidar de quem cuida da cidade. “Pra nós é muito importante cuidar de quem cuida do município, de quem está no dia a dia cuidando de nós. Durante o desfile, eles assistiam e depois que todos iam pra casa eles trabalhavam para limpar a cidade. Agora eles são protagonistas, agora eles são as estrelas de nossa festa “, comentou.

Fonte: Repórter Mario Souza