Bahia: Policiais Civis fazem paralisação de 24h nesta quarta-feira (8)

0
(Foto: Divulgação)

Os Policiais Civis da Bahia vão parar as atividades por 24 horas, a partir desta quarta-feira (08) em todo o Estado. Em Juazeiro, os Policiais Civis aderiram a paralisação, a categoria reivindica mais atenção ao aumento do número de agentes infectados pela Covid-19. A paralisação foi aprovada durante assembleia extraordinária realizada na semana passada.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Policiais Civis da Bahia (SINDPOC), Eustácio Lopes, 30% do efetivo trabalha em todas as unidades e estão apenas permitidos prisão em flagrantes e levantamento cadavérico.

Segundo o presidente do SINDPOC, a categoria pede a implantação do protocolo de biossegurança nas Delegacias Territoriais, assento no Comitê de Crise de Combate à Covid-19 da SSP e pagamento de insalubridade para todos os policiais civis.  

Os policiais se reuniram em assembleia virtual, na última quinta-feira (2) com representantes do sindicato, e demais entidades – Coletivo Juntos Somos mais Fortes, e decidiram por paralisar as atividades por 24h já que não existe diálogo com o governo do Estado. 

O SINDPOC, informa que caso o cidadão durante a paralisação necessite realizar algum procedimento que busque a Delegacia Digital na internet.

Em nota, a Polícia Civil informou que as unidades estarão funcionando em toda sua integralidade, obedecendo aos critérios de saúde para a prevenção contra a covid-19, e que, por se tratar de um serviço essencial, os atendimentos deverão ser preservados.

O órgão disse ainda que somente na capital foram realizadas mais de 800 testagens de servidores da Instituição, entre RT-PCR (swab) e testes rápidos para anticorpos, enquanto no interior, os servidores passam pelos mesmos exames, realizados pelos órgãos municipais de saúde, a partir de um convênio entre o Departamento Médico da Polícia Civil (Demep), a Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab) e as pastas municipais.

A Polícia Civil da Bahia disse ainda que mais de 60 mil itens entre equipamentos de proteção individual e materiais de limpeza foram adquiridos e são distribuídos em todas as unidades, desde o início da pandemia, além da higienização e desinfecção realizada nas delegacias com regularidade, e acrescentou que “tem prestado todo apoio necessário aos contaminados, também por intermédio do Demep que possui uma linha direta 24 horas à disposição dos servidores.”

(Fonte: SINDPOC)