Às vésperas da convenção, Guilherme Coelho reafirma compromisso de transformar a vida dos pernambucanos

0

“Hoje a minha responsabilidade aumenta e eu coloco meu nome como  pré-candidato ao Senado a todos do Sertão, a todos do Pernambuco”. Com esta frase, Guilherme Coelho (PSDB) reafirma o seu compromisso com o desenvolvimento do estado, confirmando a missão de eleger Raquel Lyra como a primeira mulher governadora de Pernambuco e renovar a representatividade do Sertão no Senado Federal. 

“Eu peço a Deus que abençoe a minha caminhada. Deus não tem me faltado e numa hora dessas o que me vem na cabeça era um jovem de 26 anos que foi candidato a prefeito de Petrolina. Um jovem que procurou, através dos ensinamentos, do meu pai, Osvaldo Coelho, fazer uma política correta, voltada para os mais necessitados, uma política para dar esperança aos desesperançados. A nossa Petrolina é uma cidade que mostra que o voto, quando é dado com consciência, as coisas se transformam. E vem à cabeça agora a figura de Nilo Coelho, que foi tudo dentro da política de Pernambuco, que foi senador da república; o que me lembro agora é também do senador José Coelho, talvez o meu professor no dia a dia fazendo a política quando prefeito. Lembro agora também do meu tio Gercino Coelho, que foi político na Bahia, representando as cidades tão necessitadas pela seca do interior daquele estado. Uma hora dessas, é uma hora de muita reflexão, de muita responsabilidade, bom senso, mas ao mesmo tempo, de muita alegria”

Em entrevista ao Nossa Voz desta sexta-feira (29), o pré-candidato a senador também falou sobre o processo de indicação do seu nome à chapa majoritária, que contou com as bênçãos de todas as lideranças presentes no palanque de Raquel.  “Eu quero agradecer ao convite da nossa pré-candidata a governadora, Raquel Lyra, a nossa pré-candidata a vice-governadora, Priscila Krause, ao meu partido, o PSDB, que me deu todas as alegrias nas eleições que disputei para deputado federal, quero agradecer ao deputado Daniel Coelho, presidente do Cidadania, pela confiança. Não posso deixar de citar três nomes importantes da política, o ex-governador João Lyra, pai de Raquel Lyra, o ex-ministro Gustavo Krause, pai de Priscila Krause, e o senador Armando Monteiro. Foram peças fundamentais na construção do meu nome chegar à pré-candidatura ao Senado. A chapa está completa, está posta, não tem canseira, não vê dificuldades, o que nós queremos é mudar e transformar Pernambuco para melhor”, falou, na expectiva da convenção do seu partido com confirmará a amanhã a chapa majoritária em Pernambuco. 

Acima de um projeto pessoal, Guilherme reforçou a determinação de mudar a realidade dos pernambucanos. “O estado não  pode continuar com um governo que não acorda, que dorme enquanto os problemas crescem. Os problemas da fome, da falta de saneamento, da falta de saúde, da falta de segurança. Raquel é uma mulher preparada, tem o currículo de uma pessoa que foi talhada para ser governadora de Pernambuco. Ela é delegada da Polícia Federal, não transige com o errado, não pratica o errado. Ela faz a política séria, como deve ser, com o espírito público, sem se locupletar do que é público. E junto  com  ela tem Priscila Krause, outra mulher, uma jovem destemida, com mandatos de deputada estadual e vereadora aqui na Região Metropolitana. E me cabe percorrer todo o estado”. 

E mesmo ciente do leque de responsabilidades que recaem sobre um senador da república, Guilherme Coelho reafirmou seu compromisso com os agricultores do estado. “Ontem eu me emocionei porque o convite partiu logo no dia em que estamos comemorando o Dia do Agricultor. Então, eu considero que nós vamos ter um agricultor no Senado por Pernambuco. Um agricultor que efetivamente sente a necessidade e enxerga que nós precisamos trabalhar para colocar comida na mesa das pessoas. E ao mesmo tempo, precisamos cuidar do agricultor, que muitas vezes não tem acesso a comercialização, que muitas vezes precisa se organizar mais e o poder público precisa chegar junto dele. O meu compromisso é com todos os segmentos ativos da sociedade, mas eu não posso dizer a você que a minha vocação de servir é porque eu gosto, porque entendo, é porque eu tenho esta vontade de fazer com que as pessoas melhorem de vida através da agricultura. E aí eu me lembro da agricultura familiar, que são muitos e que produzem muito. Lembro dos agricultores que vivem nos assentamentos e como são desassistidos. Eu me lembro do que me enche os olhos que são os colonos dos projetos de irrigação, são eles que fazem a nossa economia girar”. 

Para isso, ele renovou o compromisso de viabilizar a instalação do Canal do Sertão, realizando o sonho dos que vivem no Sertão do Araripe. “E eu quero sim, me comprometer com o povo pernambucano, em especial, com o povo do Araripe de trazer, iniciar o Canal do Sertão. E era um sonho do meu pai, Osvaldo Coelho, de levar água do São Francisco para toda a população do Araripe, que tem terras férteis, povo trabalhador e quando a água chega, chega uma melhor educação, uma melhor saúde, um melhor serviço, o comércio melhora, as pessoas crescem”. 

A qualificação profissional dos jovens também está na sua lista de prioridades. “Eu mando agora a minha palavra aos jovens que são o futuro do nosso país, que precisam de escolas profissionalizantes, escolas técnicas, que precisam de universidades, como nós temos a Univasf”. 

Por fim, relembrando a trajetória de luta pelo desenvolvimento do estado da sua família,Guilherme Coelho assinalou, mais uma vez, a opção de exercer a boa política. “Hoje a minha responsabilidade aumenta e eu coloco meu nome como  pré-candidato ao Senado a todos do Sertão, a todos do Pernambuco. Petrolina já teve a oportunidade de ter o senador Nilo Coelho, José Coelho, hoje tem o senador Fernando Bezerra Coelho. Então, a nossa região, o nosso Estado tem sempre uma representação no Senado e vai ser uma honra para mim fazer política como o meu pai dizia, ‘sem canseira’, ouvindo as pessoas. Quando o político ouve as pessoas, erra mesmo. E nós vamos entrar numa campanha com uma equipe preparada, uma chapa de pré-candidatos a deputado federal, pré-candidatos a deputados estaduais, onde vamos rodar o estado, levantando a bandeira de Raquel Lyra, uma mulher. Eu tenho a certeza de que esta eleição vai chegar com Pernambuco tendo a sua primeira mulher governadora”.