Aprovado na Câmara novo Plano Diretor do município e projeto de Gestão de Resíduos Sólidos

0

Após mais de um ano desde o início da sua criação, o novo Plano Diretor do Município e o Plano Integrado de Gestão de Resíduos Sólidos, foram colocados para apreciação e, posteriormente, em votação em dois turnos pela casa.

Ambos foram aprovados na sessão da câmara de vereadores de Petrolina nesta quinta (24).O Projeto 002/2021, que trata sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos no município, foi aprovado com facilidade em 1ª e 2ª votação, por 20 votos a 0. Já o Projeto 005/2021, que versa sobre o novo Plano Diretor, foi aprovado em 1ª votação por 18 votos a 3, e, em 2ª votação, por 17 votos a 3.

Os dois projetos de autoria do executivo municipal enfrentaram muitos entraves desde que deram entrada na casa, muitos pontos foram discutidos e modificados até se conseguir um consenso entre a maioria dos parlamentares. Mas o que mais dificultou a aprovação das matérias, foi a demora para que os vereadores Gaturiano Cigano e Alex de Jesus, ambos membros da comissão de obras da câmara, apresentassem os pareceres sobre os projetos. Os dois justificaram a demora alegando que não receberam informações que foram solicitadas ao executivo e, por isso, não poderiam apresentar o parecer dos mesmos.

Com o impasse instalado, o presidente Aero Cruz criou uma comissão especial para que os pareceres fossem apresentados, alegando que a comissão principal perdeu o prazo e, seguindo o regimento interno, essa nova comissão poderia ser criada. A nova comissão teve como relator o vereador César Durando, que apresentou parecer favorável à aprovação dos projetos em pauta. As matérias já tinham recebido os pareceres favoráveis da Comissão de Justiça e Redação e da de Finanças e Orçamento.

Votação:

Ausência na 2ª votação da vereadora Maria Elena

Votos Contrários:

Alex de Jesus

Marquinhos do N4

Samara da Visão

Emendas aprovadas por 19 votos a 0, exceto a Emenda Modificativa 07, que recebeu voto contrário do vereador Gilmar Santos e foi aprovada por 18 votos a 1.

Foto: Nilzete Brito / Ascom CMP