Após contas reprovadas pela Câmara Municipal de Belém do São Francisco, prefeito fica inelegível

0
(Foto: Reprodução)

Em Belém do São Francisco (PE), todas as atenções voltaram-se para a Câmara Municipal, onde os vereadores votaram as contas do atual prefeito Gustavo Caribé (MDB) referentes aos anos de 2014, 2015 e 2016 (todas do mandato anterior dele). O Tribunal de Contas do Estado recomendou a rejeição das contas de Caribé, mas o parecer do TCE foi rejeitado na Comissão de Finanças da Câmara Municipal, que teve como relator o vereador Henrique Marcula (MDB), um aliado do prefeito. 

A sessão plenária de ontem no Legislativo local foi justamente para votar o relatório de Henrique Marcula, um dos aliados de Gustavo na Casa. Marcula fez um discurso para sensibilizar os demais colegas, pedindo para que “não cometessem uma injustiça”. Chegou até a dizer que Caribé está em seu terceiro mandato de prefeito e sequer tem uma casa para morar.

O vereador também lembrou que o TCE costuma ter “dois pesos e duas medidas” em suas análises e que a casa legislativa, cuja responsabilidade é muito grande, tem a prerrogativa de corrigir essas falhas.

O prefeito também falou na tribuna. Disse que já foi vereador também e nunca prejudicou quem quer que fosse. O recado mais direto foi para Júnior de Vavá de Araquan (MDB), o qual Caribé lembrou ter feito “um grande favor” ao pai do mesmo. Mas nada disso serviu para o prefeito evitar o pior. 

Além de Marcula, votaram a favor do relatório os vereadores Antônio de Eurípedes (MDB); Joase de Vozinho (Avante); Marciano (PSDB); Valdir Moreno (MDB); Marcela Magalhães (Avante) e o presidente Vandinho Marcula (Avante). Pela rejeição das contas do gestor votaram Junior de Vavá Araquan (MDB); Luan de Vavá do Bode (PT); Dorgival Julio (PT); e Leozão Bem Vindo (PT). O placar foi 7×4 a favor de Gustavo, mas o prefeito precisava ao menos de 8 votos para evitar que ficasse inelegível.