Anvisa alerta novos casos de falsificação de Botox

0

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou um alerta aos profissionais de saúde e população nesta quarta-feira (5) sobre a identificação de novos casos de adulteração e falsificação de validade do medicamento Botox® 100U (toxina botulínica A)lote C6835C3.

A área de portos, aeroportos e fronteiras da Agência interceptou remessas internacionais do produto que apresentaram falsa descrição de conteúdo e que continham frascos em embalagens no idioma turco, com prazos de validade 10/2024 (frasco) e 12/2024 (embalagem secundária).

A empresa detentora do registro do medicamento Botox, Allergan Produtos Farmacêuticos Ltda., confirmou à Anvisa que o lote original C6835C3 tem o prazo de validade de 12/2023 e foi comercializado somente na Turquia, não tendo sido importado ao Brasil pelos meios oficiais.

A Anvisa determinou a apreensão e proibição de comercialização, distribuição e uso do lote referido e pediu aos profissionais da saúde e pacientes que identificarem os produtos falsificados, notificarem a agência por meio de seus canais de atendimento, além de não fazer o uso do medicamento.

(Folha de Pernambuco)