Ana Arraes toma posse como presidente do TCU

0
(Foto: Reprodução)

A ministra Ana Arraes tomou posse nesta quinta-feira (10) como nova presidente do Tribunal de Contas da União (TCU). É a segunda vez em 130 anos que uma mulher assume o comando da Corte. Ela vai presidir o tribunal em 2021 e poderá ser reeleita para um novo mandato de mais um ano. Ela substitui José Múcio Monteiro na função. O ministro se aposentará no final de 2020.

O governador Paulo Câmara participou, nesta quinta-feira, da sessão extraordinária de posse. A cerimônia foi realizada de forma telepresencial. Ana Arraes foi eleita na sessão do último dia 2 de dezembro por unanimidade.

“É um momento importante e histórico, não só para Pernambuco, mas para o Brasil. Pela segunda vez temos uma mulher presidindo o Tribunal de Contas da União, uma nordestina destemida e guerreira, que tem história e está muito preparada para assumir mais esse desafio. Nós desejamos muita sorte nessa nova função e conte sempre com o nosso apoio e admiração”, afirmou Paulo Câmara.

A ministra chegou ao TCU em 2011, indicada pela Câmara dos Deputados para a vaga aberta com a aposentadoria do ministro Ubiratan Aguiar. Ela é formada em Direito e foi deputada federal por Pernambuco de 2007 a 2010.A pernambucana Ana Arraes foi indicada ao TCU pela Câmara dos Deputados, em 2011. A nova presidente da Corte de Contas é filha do ex-governador de Pernambuco, Miguel Arraes de Alencar e de Célia de Souza Leão Arraes de Alencar e mãe do saudoso ex-governador, Eduardo Campos, morto em um acidente aéreo em 13 de agosto de 2014.