Agricultores bloqueiam obra de implantação de Sistema de abastecimento de água na Zona Rural em Cabrobó

0
Foto: Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cabrobó

Um grupo de agricultores realiza, neste momento, um protesto impedindo a continuação dos serviços de implantação de um Sistema Simplificado de Abastecimento na comunidade Curralinho na zona rural de Cabrobó-PE.

Segundo os manifestantes, o projeto, que é executado pelo Governo Estadual em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional, não atende a necessidade da população. Pelo projeto, a água será canalizada de forma direta ou por meio de adutoras, que integrariam o canal da Transposição Do Rio São Francisco levando água a 10 comunidades cabroboenses.

No entanto, segundo o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Antonio de Nestor, o projeto representa um retrocesso. “Esses sistemas que eles estão implantando, simplesmente levam o povo a voltar aos tempos de lata na cabeça. Eles vão levar água somente até um posto dentro da comunidade e de lá o povo que se vire para carregar a água até as suas casas. O que está sendo feito é instalar um sistema de chafariz, fazendo com que mães de família, idosos, pessoas doentes saem carregando água por dois, três ou quatro quilômetros até suas casas. Nesse caso era melhor o carro pipa, porque pelo menos deixava água na cisterna nas propriedades”, criticou.

Ainda segundo o sindicalista, a determinação do grupo acampar no local impedindo a continuação dos serviços, até que uma autoridade do Governo Do Estado, compareça para conversar com o grupo e apresentar um alternativa que atenda as necessidades dos agricultores.