Agentes socioeducativos promovem oficinas para adolescentes da Funase em Petrolina

0
Ações, que envolvem jardinagem, artesanato e alfabetização, contribuem para a interação entre os componentes da comunidade socioeducativa. (Foto: Divulgação)

O Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Petrolina, no Sertão de Pernambuco, está realizando, desde o início de março, uma série de oficinas ministradas por agentes socioeducativos. A ideia é estreitar os laços entre os jovens e a equipe da unidade, que é vinculada à Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), além de proporcionar aos adolescentes o contato com temáticas de forma interdisciplinar. Nesta semana, entre as oficinas que vão ser realizadas, estão a de alfabetização, ministrada pela agente Lorena Pimentel, e a de artesanato com garrafas pet e jornal, com participação da agente Vanusa de Lima.

Na semana passada, os jovens já haviam tido a oportunidade de participar de uma oficina de jardinagem. Nela, a teoria e a prática foram trabalhadas nas dependências do espaço de internação. “No decorrer das atividades, tentamos transmitir para eles a importância da jardinagem e a forma que eles podem usar essa temática positivamente quando saírem daqui”, afirmou Francisco Costa, agente socioeducativo responsável por ministrar a oficina. “Foi importante também entender as características das plantas na região e desenvolver a parte prática, como a poda e a limpeza, para que possamos melhorar o paisagismo na Funase”, completou.

Para a coordenadora técnica do Case Petrolina, Marineide Barbosa, é importante ressaltar a participação dos agentes socioeducativos no desenvolvimento de ações como essas, levando em conta restrições decorrentes da pandemia causada pelo novo coronavírus. “Por uma questão de saúde, não estamos trazendo pessoas de fora para as atividades dentro da Funase. Então, os agentes socioeducativos, que sempre nos ajudaram no planejamento mensal de plantões e dos trabalhos que são planejados, têm tido uma participação ainda mais efetiva e fundamental na realização dessas atividades com os adolescentes”, declarou.