A vacina é o meio mais eficaz na prevenir doenças

0

Em um processo histórico, a primeira vacina foi criada ainda no século XVIII, quando a varíola era a maior ameaça a humanidade. A imunização é a responsável por evitar, anualmente, a morte de cerca de três milhões de pessoas por doenças previsíveis, segundo a Organização Mundial da Saúde. Nesta segunda-feira (17), dia Nacional de Vacinação, a Secretaria de Saúde ressalta a importância da imunização no público infantil, jovem e adulto.

As políticas públicas de imunização do Brasil são consideradas referência mundial há décadas e, em muitos casos, a vacina é obrigatória. A vacinação no país é realizada por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), criado em 1973 e instituído oficialmente pela lei 6.259/75. Referência internacional no controle e erradicação de doenças infecciosas, o PNI é responsável pela distribuição de vacinas para toda a população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Um dos maiores programas de vacinação do mundo, o PNI disponibiliza gratuitamente 45 imunobiológicos para diferentes faixas etárias. Em Petrolina, a vacinação acontece de segunda a sexta-feira, na zona urbana em dois turnos, e na zona rural no período da manhã.

A vacinação é a melhor forma de erradicar doenças e conter a propagação de micro-organismos nocivos à saúde. “Quem se vacina diminui as chances de contrair enfermidades e ainda protege seus amigos e familiares, pois diversas doenças infecciosas são transmitidas por contato ou pelo ar. A vacina é o motivo pelo qual diversas doenças graves e sem cura estão hoje sob controle ou foram extintas, sempre conversamos com as equipes e também familiares. Além de divulgar a importância de manter o calendário vacinal em dia para evitarmos doenças já erradicas em nosso país, é solicitação do nosso Prefeito Simão Durando desenvolver atividades que reforcem o cuidado e a segurança com a saúde da nossa população. Com isso, ressaltamos aos pais o cuidado com a caderneta vacinal dos pequenos, e os adultos, lembrar de tomar as vacinas e seus complementos”, explicou a Coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Andressa Leandro”.

(Débora Sousa- Assessora de Comunicação da Secretaria de Saúde de Petrolina)